Poucas imagens representam tanto o horror e a brutalidade da guerra como aquele momento captado por Kim Phúc, durante o ataque com napalm no Vietname, em 1961. Poucas terão corrido tanto mundo como o célebre retrato de Che Guevara, feito por Alberto Korda, em 1960. E poucas se terão tornado tão icónicas como as que Henri Cartier-Bresson registou em Paris, na década de 30, em Behind Saint Lazare Station ou Sunday at Seine River.
Em comum, todas estas fotografias têm o facto de terem sido tiradas com uma máquina fotográfica Leica – e todas elas estão agora na exposição Eyes Wide Open: 100 Anos de Fotografia Leica, na Galeria Municipal do Porto. Nana, Place Blanche, que faz o cartaz da mostra, é uma das imagens captadas pelo fotógrafo sueco Christer Stroemholm que, durante uma década, entre os anos 50 e 60 do século XX, passou dias e noites com os travestis da Place Blanche, em Paris, entrando naquele mundo, sem nunca ser um voyeur.
A exposição, comissariada pelo jornalista e investigador alemão Michael Koetzle, para assinalar os 100 anos da Leica, já passou por Hamburgo, Viena e Frankfurt. No Porto, divide-se em 14 núcleos, ocupando os dois pisos da galeria. Das ruínas da guerra à moda, passando pelo pós-modernismo, pela fotografia documental, e pela abordagem artística e amadora, traça-se ali o percurso do século XX. Para Guilherme Blanc, adjunto do presidente da Câmara Municipal do Porto para a Cultura, Eyes Wide Open: 100 Anos de Fotografia Leica “é uma radiografia política e cultural da História”.
A configuração adotada para a galeria é autoria do arquiteto Tiago Casanova e segue aquilo que se fez em Berlim e Frankfurt, mas acrescenta um núcleo português onde estão fotografias de Paulo Nozolino, Vítor Paulo e Gerardo Castello Lopes.
A Leica (Leitz Câmara) foi a primeira máquina portátil. Agora, um século depois do seu aparecimen- to, celebra- -se o seu percurso, que toca aspetos cruciais da prática e teoria fotográfica estando na origem da carreira de alguns dos mais destacados profissionais.
Eyes Wide Open: 100 Anos de Fotografia Leica > Galeria Municipal do Porto > Jardins do Palácio de Cristal, R. D. Manuel II, Porto > T. 22 608 1000 > 30 nov-5 fev, ter-sáb 10h-18h, seg-dom 14h-18h > grátis