Depois do Museu da Eletricidade, em Lisboa, o Fórum da Maia, na cidade da Maia, recebe mais uma vez a exposição anual do concurso World Press Photo. Por entre alguns dos acontecimentos mais marcantes do ano de 2015 escreve-se a história da 59.ª edição, que reúne dezenas de fotografias premiadas e pode ser visitada a partir de sexta-feira, 18.
Entre elas encontra-se o trabalho do fotojornalista australiano Warren Richardson, que conquistou o primeiro prémio desta edição com uma fotografia que mostra a passagem de um bebé através de uma vedação de arame farpado, na fronteira entre a Sérvia e a Hungria. Foi na noite de 28 de agosto de 2015, depois de acompanhar um grupo de refugiados durante cinco longas horas, que Richardson conseguiu fazer a imagem que designou de Hope For a New Life.
O fotojornalista português Mário Cruz, da agência Lusa, que rumou por sua conta e risco a África, viu também o seu ensaio sobre a escravatura de crianças no Senegal e na Guiné-Bissau ser premiado na categoria Temas Contemporâneos.
A escolha neste World Press Photo foi feita a partir de um universo de 82 mil imagens, captadas por cerca de seis mil fotógrafos de 128 países.
World Press Photo > Fórum da Maia, R. Eng. Duarte Pacheco, 131, Maia > T. 22 940 8643. 18 nov-8 dez, ter-dom 9h-22h > grátis