Nas noites de sexta-feira e sábado, as mesas da esplanada da Cinemateca Portuguesa estão arrumadas e as cadeiras dispostas em plateia. É o Cinema na Esplanada, com projeções em 35 mm ao ar livre e esta sexta-feira, 22, o programa é dedicado a David Bowie, numa extensão do ciclo sobre o músico inglês que atravessa todo o mês “dentro de portas”. Às 22 e 30, passa Um Peixe Fora de Água, de Wes Anderson, que, além da bela interpretação de Bill Murray no papel de Steve Zissou, tem uma banda sonora recheada de canções de Bowie, cantadas em português pelo brasileiro Seu Jorge (ele, que também entra no filme, como Pelé dos Santos).
No sábado, 23, a esplanada é palco de uma sessão de antecipação do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, com a exibição das curtas-metragens Noticiero 49 e Now!, de Santiago Álvarez, e ainda The War Game, de Peter Watkins, documentário ficcionado produzido para a BBC, em 1965, sobre os seus efeitos da guerra nuclear. Um “aperitivo” do que será a programação da edição deste ano, que se realiza de 20 a 30 de outubro: a retrospetiva dedicada à cinematografia cubana no período que se seguiu à revolução, e uma retrospetiva da obra do realizador Peter Watkins, pouco divulgada em Portugal.
Na última sexta-feira de julho, 29, volta-se a David Bowie com Velvet Goldmine, de Todd Haynes, enquanto o sábado, 30, é do realizador Billy Wilder, rei da sophisticated comedy em Hollywood ali pelos anos de 1950. É dele O Apartamento, comédia a preto e branco com a dupla Jack Lemmon-Shirley MacLaine, a valer cinco Oscares em 1961. Depois, a Cinemateca encerra para férias, regressando em setembro com mais Cinema na Esplanada.
Cinemateca Portuguesa > R. Barata Salgueiro, 39, Lisboa > T. 21 359 6262 > 22-23, 29-30 jul, sex-sáb 22h30 > €3,20