
Os americanos The National regressam, pela 13.ª vez, a palcos portugueses
Depois de em 2015 ter regressado, com êxito, para a beira Tejo, o Super Rock assume este ano uma maior ligação ao rio, com um recinto aumentado até à água, que é uma das maiores novidades deste ano. O festival prolongar-se-á assim até junto à água, com a criação de uma “zona chillout” no Pontão das Tágides, num trabalho desenvolvido com o gabinete de arquitetura portuense Fahr 021.3. Outra novidade é a deslocação do portal de entrada um pouco mais para o lado, para coincidir com a Alameda das Bandeiras. Melhorias, em termos de espaço, que apenas acompanham a aposta num dos melhores cartazes da história deste festival, que este ano cumpre a 22.ª edição.
Tem início já esta quinta, 14, numa noite que terá como principal chamariz um verdadeiro fenómeno de popularidade em Portugal, os americanos The National, – com esta, serão 13 as visitas a palcos nacionais – e contará ainda, entre outros, com nomes como o também americano Kurt Vile, o português Samuel Úria ou os britânicos Jamie XX e Disclosure.
Na sexta, 15, num dia que contará também com Massive Atack & Young Fathers, Block Party, Mac Demarco ou Moullinex, o protagonismo vai todo para Iggy Pop, um dos últimos decanos do rock, que este ano regressou em grande forma com o novo disco Post Pop Depression, escrito a meias com Josh Homme, vocalista e guitarrista dos Queens Of The Stone Age e no qual, aos 68 anos, voltou a dar provas de toda a sua vitalidade artística.
É no entanto no sábado, 16, que o Super Rock se vestirá de gala para receber um dos maiores artistas da atualidade, o rapper americano Kendrick Lamar, num dia que, segundo a organização, se encontra quase esgotado para ver e ouvir o autor de To Pimp a Butterfly, unanimemente considerado um dos melhores discos do ano passado.
Depois de atuar em nome próprio na sexta, 15, o português Moullinex regressa ao Super Rock no dia seguinte, 16, para apresentar o espetáculo A Purple Experience, no qual recria, com a ajuda de amigos como Samuel Úria, Best Youth, Selma Uamusse ou Da Chic, a obra de Prince.
Super Bock Super Rock > Parque das Nações, Lisboa > 14-16 jul, qui-sáb 16h > €50 a €95 (passe)