O festival MEO Marés Vivas ocupa a Praia do Cabedelo, em Gaia, entre esta quinta-feira, 14, e sábado, 16. Sir Elton John foi a primeira confirmação no line up deste ano e atua já na noite de quinta, às 21 horas (o artista antecipou a sua atuação em uma hora). Não é uma estreia do músico britânico no nosso país, já que, em 1971 se estreou em Portugal durante a primeira edição do festival Vilar de Mouros. No Marés Vivas, o cantor – que há de voltar, em dezembro, para um concerto no Meo Arena, em Lisboa (onde atuou em 2009) – apresenta o seu disco mais recente, Wonderful Crazy Night (o 32.º da sua longa carreira), considerado pela revista americana Rolling Stone como “um dos seus melhores de sempre”.
A 13.ª edição do MEO Marés Vivas não se resume, claro, ao cantor de Can you feel the love tonight, Your Song ou Candle in The Wind. Pelo festival, que se tem afirmado como um dos mais consistentes, com um ambiente familiar (no ano passado recebeu 90 mil pessoas e, este ano, está perto disso), passarão, ainda no primeiro dia, a norte-americana Kelis e o novo álbum Food, os portugueses D.A.M.A., o cantor irlandês Foy Vance e o belga Lost Frequencies (Felix De Laet) com o seu house.
O segundo dia do Marés Vivas tem outro britânico como cabeça de cartaz: James Bay (quem não se lembra de Let it Go) apresenta-nos Chaos and the Calm, o seu álbum de estreia. O quarteto irlandês Kodaline (que se celebrizaram com The One ou In a Perfect World) é outra das atuações mais aguardadas da noite, que contará também com os rappers portugueses Jimmy P e Dengaz.
O festival, de onde se avista o rio Douro e o mar, terminará certamente da mesma forma apoteótica com que os James fizeram o público vibrar em 2008 e 2014 quando por ali passaram. Mas antes da atuação da banda de Tim Booth, que acaba de editar o álbum Girl at the end of the world, ainda sobem ao palco Rui Veloso – o homem de Porto Sentido –, e os britânicos Tom Odell e Beth Orton.
No palco Santa Casa do MEO Marés Vivas atuam, entre outros, os Glockenwise (14 jul), os barcelences Killimanjaro (14 jul), os Derange (15 jul), Jibóia (15 jul) e Diana Martinez & The Crib (16 jul). Pelo palco Caixa vão passar stand up comediants como César Mourão, Eduardo Madeira e António Raminhos.
MEO Marés Vivas > Praia do Cabedelo, Vila Nova de Gaia > 14-16 jul, qui-sáb 17h30 > €35 a €60 (passe)