Há um senhor que olha para aqui e para acolá – e as andorinhas passam. Outro senhor que revira os olhos claramente incomodado com uma mosca que não pára de zumbir. E ainda mais um senhor sentado num banco a ver as folhas cair. No meio destes senhores, há também um esquimó que empurra o que lhe aparece à frente. São estas as quatro personagens da Desconcertina, a coleção em que o ilustrador André Letria conta histórias sem recorrer a uma única palavra. E a partir das quais nasce a exposição que é possível ver esta sexta, 1, e até 28 de abril, na Fabrica Features Lisboa, no edifício da Benetton, antigos armazéns Ramiro Leão, no Chiado.
Desconcertina (a exposição) reúne 12 ilustrações, três de cada uma das quatro histórias já publicadas em livro pela Pato Lógico, a editora fundada pelo próprio André Letria em 2010: Destino, Incómodo, Partida e Outono (a propósito do lançamento destes dois últimos, escreveu aqui Gabriela Lourenço, utilizando a feliz expressão de “livros-acordeão”). À venda também vão estar as ilustrações (séries limitadas de 30, €85 cada ilustração) e os cartazes com as capas dos livros, numa tentativa, explica Marta Ferreira, da Pato Lógico, de mostrar que “os cartazes funcionam como peça de decoração” (€6 cada cartaz).
Nem sempre os artistas são bons a comentar o seu próprio trabalho. Mas, neste caso, André Letria define muito bem o que tem feito na Desconcertina (a coleção): “Histórias rápidas, algumas harmoniosas, todas desconcertantes”. Os livros, já se sabe, induzem a imaginação, o sonho, o que se quiser. Na Desconcertina, são deixadas ao leitor todas as possibilidades. O senhor que vê as andorinhas a passar gostava de mudar de vida? O esquimó não quer ficar confinado ao mundo que conhece? O senhor que vê as folhas a cair pensa no seu próprio outono? E o outro, o que está incomodado, vai dar cabo da mosca chata e pronto? A obra é aberta (Umberto Eco está em todo o lado) e o jogo do traço de André Letria também é esse. Em Desconcertina, à disposição dos visitantes, vão estar os livros-acordeão (que – atenção – não se folheiam, antes se desdobram) e mais umas quantas surpresas como uma área para refletir e uma árvore com post-its em construção. São bem-vindos os que quiserem juntar-se ao jogo. Mesmo que desconcertantemente.
Desconcertina > Fabrica Features Lisboa > R. Garrett, 83, 4º andar, Lisboa > T. 21 325 6764/5 > > 1-28 abr > seg-sáb 10h-20h, dom 11h-19h > grátis