Há muito que a Festa do Jazz do São Luiz se tornou no ponto de encontro e de descoberta anual da comunidade jazzística nacional, onde coabitam músicos, estudantes, produtores, jornalistas e simples fãs de jazz. Este ano a cumprir a 14ª edição, o popular festival lisboeta assume outra vez o seu papel de divulgador, com um programa alargado por cinco dias que, pela primeira vez, se abre também ao jazz europeu, com a presença, logo no primeiro dia, quarta, 16, de dois projetos oriundos de Berlim, os Memento e os Komfortrauschen. Outras novidades serão a realização de uma residência internacional, de cariz académico, nos dias 19 e 20, a cargo do diretor artístico do festival, Carlos Martins, e a entrega, também pela primeira vez, do prémio de composição Bernardo Sassetti (a 17), bem como uma edição de algumas das suas partituras.
Outro dos pontos altos do programa, será a comemoração dos 50 anos do programa radiofónico 5 Minutos de Jazz, da autoria de José Duarte, a 17, com a presença do Quarteto de Carlos Martins e da dupla Rita Maria e Filipe Raposo. Depois e até domingo, 20, serão inúmeros os concertos a ter lugar pelos diversos espaços do Teatro São Luiz, entre os quais se destacam, na sala principal, as atuações de Mário Laginha Trio (a 17), Kuára e Egli-Santana Group (a 18), Lisbon Underground Music Ensemble, TGB e André Fernandes (a 19) ou da Big Band do Município da Nazaré, Susana Santos Silva Impermanence e João Barradas Directions com Greg Osby (a 20). Para encerrar a noite e, como já é tradição, todas as noites, o Jardim de Inverno do Teatro São Luiz abre as suas portas para espetáculos de entrada livre a cargo de diversos combos nacionais.
Em paralelo com os concertos, o programa da Festa do Jazz inclui ainda diversas outras iniciativas, como ciclos de conversas, masterclasses, concurso de escolas de música e showcases de escolas superiores.
Festa do Jazz > Teatro Municipal São Luiz > R. António Maria Cardoso, 38, Lisboa > T. 21 325 7640 > 16-20 mar > €8 a €30 (passe)