Os nomes de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, casal de realizadores, ainda podem precisar de apresentações, mas as suas obras falam pela sensibilidade do seu olhar em situações de superação. Free Solo (2018), vencedor do Oscar de Melhor Documentário, acompanha Alex Honnold, o alpinista norte-americano que escalou o histórico El Capitan, no Parque Natural de Yosemite, na Califórnia. Mais recente, a longa-metragem Nyad (2023), com Jodie Foster e Annette Bening, lembra a história da nadadora Diana Nyad, que, aos 64 anos, conseguiu fazer a travessia, em águas abertas, de Cuba até à Flórida.
Agora, no novo projeto Mestres da Fotografia, há várias visões a ter em conta: a dos realizadores sobre o trabalho e a vida de sete grandes fotógrafos e destes sobre as suas paixões e motivações para empunhar a máquina.
Na estreia da série, neste sábado, 23, Paul Nicklen e Cristina Mittermeier, outro casal, estão concentrados na proteção dos oceanos, sendo que a fotógrafa e bióloga mexicana é exímia em trazer imagens do fundo do mar, enquanto Paul é especialista a planear expedições. É com espírito ativista que embarcam para conseguir fotografar o navio da companhia Stena no oceano Atlântico, junto às Bahamas, no meio de uma grande mancha de óleo, munidos de lentes e drones.
A particularidade de Anand Varma é ter na lupa a sua melhor ferramenta de trabalho. Apaixonado por parasitas, morcegos carnívoros, medusas e fungos, vai mostrar no seu episódio os primeiros 21 dias de uma abelha, com pormenores que só o olho laboratorial alcança.
O fascínio por ficção científica, e pelo universo da saga Star Wars, levou Dan Winters a começar a fotografar desde muito novo os modelos de naves, navios e foguetões por si desenhados. A viagem leva-o até Daca, capital do Bangladesh, para registar o lado humano dos estaleiros de navios, onde as gigantes embarcações são recuperadas para voltarem a navegar.
Natural do Gana, Campbell Addy gerou grande atração em Londres com a exposição I Love Campbell, em 2023. Habituado a fazer editoriais de moda, recebeu um grande elogio de Naomi Campbell, a supermodelo britânica, ícone de uma geração, que se sentiu muito bem representada pela sua lente.
Onde acontecer uma tempestade, tornados, furacões e trovoadas, a fotógrafa Krystle Wright está lá. Não se intimida com cenas apocalípticas com grandes riscos envolvidos. E só um acidente num voo de asa-delta a fez abrandar o ritmo.
A fotografia de guerra é a missão de Muhammed Muheisen, nascido em Jerusalém, em Israel, onde na sua infância tinha de passar por check-points no caminho para a escola. Interessado no que não se vê na maior crise de refugiados da Europa, aquando do início da invasão da Ucrânia, Muhammed Muheisen acompanhou em Bucareste, na Roménia, um grupo de mães e filhos a morarem em abrigos, com o desespero por companhia.
Mestres da Fotografia > National Geographic > Estreia 23 mar, sáb à tarde > 6 episódios, dois a cada sábado