Com a NBA, principal liga de basquetebol profissional norte-americana, avaliada em milhões e milhões de dólares, era fácil prever que as plataformas de streaming iriam encontrar esse filão nas suas produções. Das antigas lendas às mais jovens promessas, todos contam boas histórias, muitas de superação numa América desigual.
Vinte e cinco anos passados sobre o clássico Space Jam, com Michael Jordan ao lado Bugs Bunny, no verão de 2021, Space Jam 2: Um Novo Legado (HBO Max) punha LeBron James entre as personagens da Looney Tunes. Também na HBO, a série Winning Time lembra o início da época de ouro dos Los Angeles Lakers.
Entre as plataformas disponíveis em Portugal, a Netflix é a que mais produções apresenta no seu catálogo: o filme Hustle, produzido e interpretado por Adam Sandler, sobre a incrível contratação de um jogador vindo do nada; a série documental The Last Dance, dez episódios sobre o último título de Michael Jordan com os Chicago Bulls; outra série documental, Last Chance U: Basquetebol, que depois de cinco temporadas sobre as equipas de futebol americano universitário, acompanha em oito episódios o percurso dos estudantes e atletas da universidade comunitária de East Los Angeles.
Também a série documental Histórias do Desporto apresenta o episódio Noite de Incidentes na NBA, esmiuçando o motim entre jogadores e adeptos num jogo no Michigan, em 2004. O filme Amador (2018) é protagonizado por Josh Charles no papel de treinador e Michael Rainey Jr. interpreta Terron Forte e o início da carreira, aos 14 anos, no meio corrupto dos jogos amadores. O registo biográfico de Tony Parker Entre os Maiores centra-se na carreira do jogador francês. Até o realizador Steven Soderbergh, em 2019, com o filme O Céu É o Limite (2019) entrou no basquetebol pela porta dos bastidores, entre meandros empresariais e financeiros, sem nunca entrar em campo.
Na Disney+, a série Rise é baseada num caso verídico: a incrível ascensão de Giannis Antetokounmpo, desde imigrante ilegal na Grécia a estrela maior nos EUA, com os seus irmãos Alex, Kostas e Thanasis.
Na Apple TV+ há três produções recentes: O Jogo da Vida: Para Lá do Basquetebol, documentário em cinco partes sobre Makur Maker, jovem com a classificação mais alta para o recrutamento da NBA, a quem a Covid-19 obrigou a uma reviravolta; Chamam-me Magic, o documentário em quatro episódios sobre Magic Johnson, ícone dos anos 1980; a série Swagger sobre um jovem prodígio, inspirada nas experiências do atual jogador da NBA Kevin Durant. Vidas, umas mais difíceis do que outras, mas todas inspiradoras.