Depois de andarmos há 18 meses a ler, e a ouvir, epidemiologistas, virologistas e muitos outros especialistas em saúde a falarem sobre contágios, vírus, vacinas e imunidade, seguramente que existe um “médico de bancada” em cada um de nós. Aproveitemos a estreia da nova série documental A Arte da Cura para aprofundar o conhecimento desde os primórdios da medicina e, assim, melhor compreender o que vivemos hoje, tentando até projetar o futuro da saúde mundial. Sabemos que a Humanidade está a viver mais, mas não significa a viver melhor.
Foi depois de uma visita ao Museu da Farmácia, em Lisboa, guiada pelo seu diretor, o historiador e museólogo João Neto, que a jornalista Rita Saldanha e o produtor Miguel Ferraz (entretanto, falecido em 2019) tiveram a ideia de fazer “uma série sobre a história da medicina cruzada com a arte”. “Não queria uma série de médicos”, afirma Rita Saldanha. Apresentada a ideia à RTP2, a jornalista, habituada a tratar assuntos de política nacional e ambiente, iniciava o projeto de 13 episódios (25 minutos cada) que segue a cronologia da história, entra em diversas universidades do País e fala com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, investigadores e cientistas.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/12/211203_EP04_01-1600x900.jpg)
A narrativa explora a incerteza da curiosidade e a convicção da Ciência, sem esquecer as fórmulas políticas na gestão da saúde. “Este tipo de série não é para apontar o dedo, só para apontar factos.” Há mais de cinco milhões de anos já existia acupuntura; desde o Homo sapiens, ou mesmo antes disso, que há doenças; Leonardo da Vinci foi o primeiro a recriar o interior do corpo em 1 200 desenhos anatómicos; Galeno, o médico dos gladiadores, já entendia o cérebro; Avicena, sábio e médico islâmico, no século X, foi o primeiro a isolar cidades e pessoas para prevenir a propagação das doenças. Mas há um grande mistério que continua por decifrar, como faz notar Sobrinho Simões, médico e investigador: “Até hoje, não conseguimos fazer vida. A gente mistura o ADN, o ARN e as proteínas e não funciona.” Afinal, ainda há tanto por descobrir.
A Arte da Cura > Estreou 2 dez, qui 22h50 > 13 episódios