A Disney Plus já tinha sido bem-sucedida a resgatar outras personagens do universo cinematográfico Marvel – WandaVision, O Falcão e o Soldado do Inverno e Loki foram as primeiras séries live-action a ser lançadas em 2021. Agora, é a vez de Hawkeye – em português, Gavião Arqueiro – abrilhantar uma produção. Clint Barton (o ator Jeremy Renner) parece mais distante do lado negro da sua personagem apresentado nos filmes – mais vigilante do que herói – e surge como o pai de família, entregue a uma vida pacata, que se vê obrigado a voltar a combater o mal e a assumir o papel de mentor.
Para os aficionados da Marvel, saibam que a série ocorre na Nova Iorque pós-blip, quando os efeitos da dizimação de metade da população, provocados por Thanos, foram revertidos pelos Vingadores. Barton tem a sua mulher e filhos de volta e está ansioso pela celebração conjunta das festas natalícias. Mas, antes, tem de resolver um problema do passado que chega para o atormentar. Contará com a ajuda da jovem Kate Bishop (Hailee Steinfeld, que já esteve nomeada para o Oscar de Melhor Atriz Secundária pelo filme Indomável, dos irmãos Coen), uma arqueira de 22 anos que pretende seguir os seus passos. Uma personagem bem diferente de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), a Viúva Negra, parceira de outras aventuras do Gavião Arqueiro, com quem partilhava um passado sombrio. Bishop nasceu em berço de ouro, numa família da classe alta de Nova Iorque, e cresceu a admirar o herói de arco e flecha. Tal como ele, não tem superpoderes, mas é uma atleta de topo, dominando uma série de armas e técnicas de combate.
Nesta versão para televisão, é reformulado o retrato da heroína feito em BD, como um dos Jovens Vingadores, alterando alguns factos da sua história. Hawkeye vive muito da dinâmica da nova dupla, com uma maior leveza, adaptada ao espírito natalício.
Hawkeye > Disney + > estreou a 24 nov, qua > 6 episódios