O teatro está de volta à televisão. A RTP2 fez uma encomenda a cinco jovens criadores – Daniel Gorjão, Luísa Fidalgo, Mickaël de Oliveira, o coletivo SillySeason e Ricardo Neves-Neves – que resultou em cinco peças de teatro com estéticas menos convencionais, a exibir mensalmente. “O desafio era escrever um texto original ou criar uma dramaturgia original para apresentá-la em televisão, numa atuação que não poderia exceder os 30 minutos”, explica Daniel Gorjão.
Uma premissa aceite pelo encenador e responsável pela direção artística do Teatro do Vão, para quem “a televisão pede menos atenção do que quando o público se dirige de propósito à sala de espetáculo”. Gravada em estúdio, sem interrupções e sem público, com realização de Adriano Nazaré, Perfeito Círculo Presente parte do Sermão de Nossa Senhora do Ó, um dos menos conhecidos do Padre António Vieira, e será a segunda a passar na televisão.
“A peça fala da mulher e do homem no sentido gerador de vida, sem abordar a parte carnal. Retirei a carga religiosa e substituí por uma cor, o branco, algo mais abrangente”, explica o encenador, que chamou para este palco os atores Maria Jorge e João Villas-Boas.
Perfeito Círculo Presente > RTP2 > 22 out, sáb 22h30