Suspeitamos de que é por gostar tanto de Woody Allen que Nuno Seabra, 58 anos, o atual dono do Távola, decidiu acertar os ponteiros do bar todos (ou quase todos) para o género musical da preferência do realizador, que por acaso também é a sua. Falamos de jazz, assim com todas as letras, pois aqui não se escorraçam as bandas para o dia mais fraco da semana.
Para já, há jam às terças, grátis, com o trio Romeu Tristão – dia em que a frequência passa a ser dominada por estudantes de música –, e concertos de quarta a sábado, a troco de 10 euros, com direito a uma bebida.
As bandas que aqui têm tocado são de alto gabarito ou não tivessem a chancela do Hot Clube de Portugal. Quando este mítico clube ficou sem casa, no início do ano, o Távola abriu-lhe as portas (os novos donos tinham acabado de entrar no negócio) e mais tarde organizou uma série de espetáculos semanais para que os seus músicos pudessem tocar.
Hoje, já têm programação independente, mas a aura do Hot continua a pairar, quer na clientela, quer nos artistas ou no ambiente. Num destes dias, o saxofonista Desidério Lázaro, no final de um concerto com casa cheia, não se esqueceu de agradecer ao Távola pela forma como tem acarinhado os músicos de jazz nacionais. “Neste momento, somos o único sítio em Lisboa onde que se pode ouvir este género musical, ao vivo, três vezes por semana”, nota o proprietário.
Nuno e a sua mulher Teresa (esquecemo-nos de escrever que este é um negócio 100% familiar) estão a ponderar prolongar o ambiente dos dias da semana para as noites de sexta e sábado. Atrás do balcão, servindo cocktails, está a Rita, de 22 anos, a filha do casal. É este trio que recebe com simpatia e proximidade, numa casa que existe desde 1971, com uma história algo sinuosa, passando até pelo ramo do alterne.
Aqui, não é raro que, entre um set e outro, os clientes acabem em conversa com os músicos, enquanto apanham ar cá fora, comem um dos petiscos da ementa adaptada ao horário nórdico ou fumam um cigarro. Em voz baixa, se faz favor, que de vez em quando os vizinhos desta zona residencial reclamam.
Távola Bar > R. Coronel Bento Roma, 16, Lisboa > T. 21 828 6917 > ter-sáb 20h-24h