À quarta edição, o Lisboa 5L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e que tem o livreiro José Pinho como diretor artístico, vai ser dedicado ao tema Centro e Fugas, uma evocação à multiculturalidade e às ligações entre periferias e o centro da cidade.
Neste ano, a festa da Língua, Literatura, Livros, Livrarias e Leituras, os 5 L, que se prolonga até domingo, 7, conta com 84 convidados, entre escritores, livreiros, editores e outras personalidades da área.
A programação – totalmente gratuita – inclui mesas de autor e de debate, performances, concertos, itinerários e atividades para famílias. Escolhemos cinco momentos a não perder.
1. Mesas de autor, Biblioteca Palácio Galveias
A maioria das iniciativas decorrerá na Biblioteca Palácio Galveias. Nesta quinta, 4, dia de abertura, está marcada a primeira de uma série de mesas de autor. A partir das 19h, Isabel Lucas vai estar à conversa com Jokha Alharthi (Omã), a primeira mulher do seu país a ser publicada em inglês e a primeira entre os escritores árabes a vencer o International Man Booker com o romance Corpos Celestes.
Quando vem a Portugal receber o Prémio Camões de 2021, a moçambicana Paulina Chiziane fala da sua obra e de como é escrevê-la em língua portuguesa, mesclando essa escrita com o ronga, uma das suas línguas maternas e uma das muitas línguas nacionais de Moçambique. O encontro com a escritora está marcado para este sábado, 6, às 12 horas, numa conversa com a brasileira Mirna Queiroz.
Também neste dia, às 15h, Javier Cercas (Espanha) e José Mário Silva avaliam os desafios de um escritor que se apoia em factos históricos para construir uma ficção; e, às 17h30, Gregorio Duvivier e Nuno Artur Silva conversam sobre o humor, a política e os novos tempos das redes sociais. No domingo, 7, às 12h, destaque para um trio de autores que representam o dinamismo e inovação na edição nacional destinada a crianças e jovens. Nuno Matos Valente, Inês Fonseca Santos e André Letria combinam aprendizagem e fruição em livros visuais e gráficos apetecíveis. A conversa será moderada por Sara Matos.
2. Concertos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/05/230503_1648158.jpg)
Nesta sexta, 5, às 22h, na Biblioteca Palácio Galveias, três rappers que se exprimem em caboverdiano – Primero G, Loreta e Juana na Rap – juntam-se no mesmo palco com os seus convidados para demonstrar o poder da palavra, da língua e do som nos relatos do quotidiano.
A sessão de encerramento do festival acontece no domingo, 7, às 21h, no São Luiz Teatro Municipal, com um concerto dos Expresso Transatlântico, um dos mais interessantes projetos musicais da atualidade que junta Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria. O espetáculo terá a participação especial de Conan Osíris.
3. Itinerários
Lisboa é uma manta de retalhos, diversa e multicultural, que muitos desconhecem. No itinerário Bairro Portugal Novo (6 mai, sáb 11h), Nuno Furtado conduzirá os participantes por um bairro onde coexistem migrantes portugueses, de Cabo Verde, do estado indiano de Gujarat e da comunidade cigana. O ponto de encontro está marcado na entrada do Olaias Plaza.
Interessante será também descobrir Espaços da Presença Africana em Lisboa, num passeio conduzido por José Lino, no domingo, 7, às 10h, com passagem pela zona ribeirinha, Bairro Alto e Bairro do Mocambo, hoje Madragoa (ponto de encontro: Parque Eduardo VII, junto ao Pavilhão Carlos Lopes).
4. Sete Centenários
No ciclo de conversas Sete Centenários homenageiam-se Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Millôr Fernandes, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues, escritores nascidos há 100 anos.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/05/230503_DT-LivrariaDaTravessa-2_preview-1600x1066.jpg)
Este ciclo decorrerá em sete livrarias de Lisboa, parceiras do festival, com convidados que têm uma ligação com estes autores. Na Livraria da Travessa, nesta sexta, 5, às 18h30, celebra-se O Humor de Millôr Fernandes, com João Pereira Coutinho, Nuno Costa Santos e Nuno Artur Silva (moderação). O fundador das Produções Fictícias será também o moderador da conversa Eugénio de Andrade, Ostinato Rigor, com Fernando Pinto do Amaral e Júlio Machado Vaz, na Livraria Almedina do Rato no sábado, 6, às 15 horas.
No domingo, 7, estão marcados dois encontros: na Livraria Barata, às 15h, Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, Margarida Calafate Ribeiro e Isabel Lucas (moderação) evocam Eduardo Lourenço; e na Livraria Menina e Moça, às 18h30, José Manuel dos Santos e Nuno Félix da Costa conversam sobre Mário Cesariny, com Nuno Artur Silva de novo a moderar.
5. Performances
No Jardim da Estrela, nesta sexta, 5, às 17h, a rapper Capicua e Fernanda Botelho, formada em botânica, conduzem um passeio-performance pensado para crianças. Biblioteca Itinerante, assim se chama esta iniciativa, começa junto da pequena biblioteca do parque, com a leitura de alguns poemas sobre plantas pela voz de Capicua. Segue-se uma visita guiada pelos recantos do jardim, pela mão de Fernanda Botelho. A cada paragem, descobrem-se árvores, plantas e flores que servirão de atalho para a poesia.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/05/230503_poesia_jardim-1600x900.jpg)
Esta edição do festival 5L pretende ainda reforçar a vocação multifuncional das bibliotecas, propondo momentos improváveis e diálogos entre artistas convidados e o público. Hugo van der Ding vai estar na Biblioteca Camões neta sexta, 5, às 21h, para um encontro com os interessados. Já Nástio Mosquito convida Kalaf Epalanga para uma sessão coletiva de escuta, na Biblioteca de Marvila, seguindo-se a abertura do palco a quem, de entre o público, traga comentários, perguntas, reflexões (6 mai, sáb 17h).
No último dia do festival, domingo, 7, destaque para a performance de Joãozinho da Costa, Da Água Nasc3ram 3 na Água Morr3m, no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, às 19 horas.
Lisboa 5 L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa > Bibliotecas Municipais de Lisboa e outras espaços culturais da cidade > 4-7 mai, qui-dom > grátis > programação completa em lisboa5l.pt