Comecemos pela negativa, para variar, porque este bar carece de explicações. É importante perceber que ninguém vem ao Uni para beber um mojito, um copo de vinho ou uma opção sem álcool. Não há espaço para mais de nove clientes e nem vale a pena arriscar uma ida sem a reserva na página do Instagram. Constança Cordeiro, a bartender na génese deste peculiar lugar de cocktails, avisa ainda que a ideia não é sair de copo na mão para a rua.
Em vez disto, ou seja aquilo que habitualmente se faz noutros bares, as pessoas devem entregar-se nas mãos de Constança, tal como acontece em alguns restaurantes de autor. É que a ementa, composta por dez criações originais, não revela praticamente nada. Só se fica a saber o nome do que se vai beber e as características sensoriais, por exemplo se é floral, forte, fresco ou frutado. Os ingredientes, que podem chegar aos 15 por bebida, não são descritos. Se a curiosidade for grande, Constança há de revelá-los, mas só depois de a experiência terminar. A ideia é que, por essa altura, estejamos familiarizados com um novo sabor.
Antes disso, ela serve uma rodela de kiwi com gengibre fresco, com o propósito de limpar o palato e deixar a boca virgem, e assim não haver interferências de outros sabores. E nunca falta o copo de água com gelo para intervalar com o álcool (quase sempre vodka). “Quis criar uma obra-prima: uma bebida simples para extrair o mais puro dos ingredientes, respeitando o seu sabor natural através da fermentação ou destilação”, comenta Constança, 31 anos, que também é dona do Toca da Raposa, aberto há quatro anos.
A peça central do Uni, da autoria de João e Carolina Parrinha, da Softrock, com a Behind Bars, é feita de materiais orgânicos. À volta do balcão espelhado, há bancos altos e confortáveis. A luz e a música adaptam-se ao ambiente criado pela pequena família, que arrisca um estilo diferente de beber cocktails. “Tenho de sentir quem cá está e quero que as pessoas se sintam realmente confortáveis.”
Uni > R. do Século, 204, Lisboa > Marcações: instagram.com/uni_cocktail/ > qui-dom 18h-02h