Outubro é um mês dado à curiosidade no Chiado, a partir de uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura que dá a conhecer o património deste bairro lisboeta através de passeios (Portas Abertas) e visitas (Encontros à Esquina), ambos grátis.
Entre os dias 11 e 17, será possível entrar no Grémio Literário, clube cultural que ali se instalou em 1875, guiados por Guilherme d’Oliveira Martins, ou apreciar as bonitas fachadas dos edifícios desta zona da cidade, num itinerário conduzido por Maria Calado. O historiador Anísio Franco dá a descobrir o Bairro de São Roque, composto pelos edifícios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, do Museu e Igreja de São Roque, a que se veio juntar, recentemente, o centro cultural Brotéria.
Fazem ainda parte do programa outros locais, como o Teatro Nacional de São Carlos, as Oficinas da Joalharia Leitão & Irmão, no Bairro Alto, e as estações ferroviárias do Rossio e do Cais do Sodré, esta última projetada pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, no início do século passado.

Serão também disponibilizadas online cinco visitas guiadas sobre a presença da cantora Josephine Baker no Chiado, a importância das muitas livrarias que existem, ou existiram, nesta zona, os vestígios no local das Portas de Santa Catarina (uma das entradas da Lisboa medieval), a relevância cultural do Teatro São Luiz e a belíssima oferta de artigos muito nossos da loja A Vida Portuguesa, de Catarina Portas.
Cultura no Chiado > Vários locais do Chiado, Lisboa > 11-17 out > grátis, mediante inscrição > e-chiado.pt