É com o cair da noite, assim que o Sol desaparece no horizonte, que o Parque de Serralves, no Porto, abre as visitas noturnas. Este ano, não haverá o habitual Há Luz no Parque, mas os jardins vão iluminar-se como um todo a partir de uma nova exposição desenhada por Nuno Maya. “É a primeira vez que faço uma intervenção deste género”, conta o designer e diretor artístico do atelier OCUBO à VISÃO Se7e. Neste projeto autoral, propõe-se construir diálogos numa experiência imersiva que, pela primeira vez, envolverá todo o parque. “O público não irá assistir apenas a uma iluminação do jardim, esta intervenção procura criar diferentes experiências lumínicas e sensoriais, envolvendo som, vídeo e laser”, afirma.
A entrada na exposição Serralves em Luz faz-se pelo portão, junto à Colher de Jardineiro da dupla Claes Oldenburg & Coosje van Bruggen, para seguir depois um percurso de sentido único ao longo de três quilómetros. Diferente de anos anteriores, em que se iluminavam as obras de arte espalhadas pelo jardim, desta vez encontrará 28 pontos, divididos entre a iluminação mais clássica que “evidencia a beleza natural do parque”, e as instalações de luz com formas díspares e, nalguns casos, até som.
Veja a galeria de fotos:
Junto ao Museu, é possível vislumbrar as diversas cores da luz através de um filtro que “recria o espetro do arco-íris, desde o vermelho ao violeta, num degradê”. O resultado, continua Nuno Maya, “é uma parede pintada com luz”. Numa outra parede, uma projeção de vídeo revela elementos da Natureza de grandes dimensões. “São imagens de alta resolução, de flores e plantas, com cerca de sete metros de altura, projetadas na parede, que parecem quase uma tela de um boticário”, explica o designer.
O desenho de luz de Nuno Maya introduz cor, sons e efeitos visuais também no Parterre Central, junto à Casa de Serralves, e tira partido do laser para oferecer uma experiência singular. “Na clareira, que permite olhar o céu e ver as estrelas, recriamos os efeitos das auroras boreais com duas cores, o azul-esverdeado e o rosa-salmão, que dão uma sensação de efeitos atmosféricos.”
Para o designer, este é um projeto muito direcionado para famílias, embora envolva um trabalho contemporâneo criado para tirar partido do ambiente e do lugar. São intervenções artísticas que oferecem uma outra perspetiva, mais contemplativa e até poética, dos jardins de Serralves. Reserve-se cerca de uma hora e meia para poder observar tranquilamente a luz, a Natureza e o parque.
Serralves em Luz > Parque de Serralves > R. D. João de Castro, 210, Porto > T. 22 615 6500 > até 7 nov, seg-dom 20h-24h > €12,50, bilhete família €9,50/pessoa (2 adultos e mínimo de 1 criança/adolescente 4 a 17 anos)