Aproximar o público dos novos artistas é o objetivo do Mercado P’la Arte, iniciativa da plataforma P’la Arte e da Vic Properties, que acontece neste sábado, 8, no Prata Riverside Village, em Lisboa. A exposição e venda de obras decorre no parque de estacionamento do complexo habitacional desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, no Braço de Prata, com vista para o Tejo. Esta primeira edição vai contar com a presença de 40 artistas, entre pintores, escultores, ilustradores, ceramistas, designers e fotógrafos. Carlos Moura Carvalho, um dos fundadores da plataforma P’la Arte, salienta a importância deste projeto no contexto atual: “São artistas, a maior parte jovens, que têm tido dificuldade em expor e vender. Este género de iniciativas, sem intermediário e sem comissões, é muito importante. Nós só disponibilizamos o espaço e procuramos divulgar”.
Ao longo deste dia, haverá ainda a possibilidade de adquirir livros de três editoras independentes ou mesmo de participar nas conversas que o programa contempla. A primeira, logo às 11h, junta o designer de moda Valentim Quaresma, Catarina Mendonça, Mariana Duarte Santos e Paulo Albuquerque para falar da sua experiência enquanto artistas, numa conversa moderada por Dora Santos Silva. Mais tarde, às 15h, debate-se o estado do mercado da arte com a participação do galerista João Esteves de Oliveira, da historiadora da arte Adelaide Duarte e do gestor cultural Carlos Moura Carvalho. Emília Ferreira, diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, conduz a conversa.
“Trata-se de uma oportunidade que estamos a tentar criar, mesmo que os artistas não vendam, eles vão lá estar e vão dar-se a conhecer”, afirma Carlos Moura Carvalho. A escolha dos que viriam a integrar esta primeira edição da feira de arte ao ar livre decorreu entre 8 a 19 de abril, a partir de candidaturas apresentadas pelos artistas.
O Mercado P’la Arte decorrerá nos primeiros sábados de cada mês, entre as 10h e as 18 horas.
Mercado P’la Arte > Prata Riverside Village > Praça 25 de Abril, Braço do de Prata, Lisboa > 8 mai, sáb 10h-18h > Instagram @pla_arte > plaarte.org > grátis