
Ilustração de Sebastião Peixoto para esta edição do Natal em Lisboa
Sebastião Peixoto
No ano passado, foram seis mil e trezentas, as pessoas que assistiram ao ciclo de concertos do Natal em Lisboa. A iniciativa da EGEAC (empresa de gestão de equipamentos e animação cultural da Câmara Municipal de Lisboa), onde se destacam os espetáculos musicais dedicados à quadra natalícia, repete-se com novidades e novos locais. “Nesta edição alargámos a outras zonas da cidade, como Lumiar, Parque das Nações e Avenidas Novas, não ficámos só pelo centro histórico, o que dá oportunidade a outros lisboetas de também assistirem aos concertos”, explica Joana Gomes Cardoso, presidente da EGEAC.
O Natal em Lisboa começa esta sexta-feira, 1, e prolonga-se até domingo, 17, passando por várias igrejas, como é habitual, e outros locais da cidade. Cabe ao Coro Gospel Collective a inauguração do ciclo de concertos, no sábado, 2, às 21 e 30. O espetáculo decorre na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Avenida de Berna, uma estreia nesta edição. O encerramento do Natal em Lisboa tem lugar no dia 17, na zona oriental da cidade. A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, receberá um concerto pouco convencional em que dois agrupamentos, o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa e o Coro Ricercare, exploram os vários espaços e sonoridades da igreja.
Nos restantes dias, outros concertos e atividades merecem destaque. “Pela primeira vez será um Natal em Lisboa interconfessional. Juntam-se a nós as comunidades hindu e ismaili”, diz Joana Gomes Cardoso. No sábado, 9, às 19 horas, o Oriental Xmas convida os lisboetas a conhecerem o Templo Radha Krishna e as suas tradições e costumes. A iniciativa organizada pela Comunidade Hindu de Portugal inclui gastronomia indiana e dança ao estilo Bollywood, entre outras atividades. No dia 16, é a vez da Comunidade Muçulmana Shia Imami Ismaili em Portugal abrir as portas do Centro Ismaili de Lisboa (visitas guiadas às 14h, 14h30, 15h). Aqui atuará o Eduardo Paniagua Ensemble, que explora o património da música medieval árabe-andaluza, às 16 e 21 e 30.

Os Vox Angelis atuam na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha
Nos concertos, destaca-se ainda a atuação do Ensemble Vox Angelis, na sexta, 8, às 21 e 30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha. No feriado de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, assinala-se o fim da digressão do Centenário das Aparições de Fátima deste agrupamento, com obras como a Ária do Anjo Gabriel, de Joseph Haydn, Ave Maria, de Giulio Caccini, e Save Regina, de Giovanni Pergolesi. O Aeroporto Humberto Delgado associa-se novamente ao evento e é no átrio das chegadas que tem lugar um espetáculo insólito de dança, na quinta, 14, a partir das 19 horas. Em Dançar o Natal haverá um Pai Natal dj, bailarinos de danças africanas, brasileiras, latinas e outras.
O Natal em Lisboa propõe, ainda, oficinas para toda a família, no Museu de Lisboa, núcleos do Palácio Pimenta, Santo António e Teatro Romano. É, aliás, neste último que crianças e adultos têm a oportunidade de assistir à oficina A Árvore da Saturnália (dias 2 e 16, às 11 e 30), onde se descobre a origem das celebrações de Natal, inclusive da árvore de Natal.
As entradas estão sujeitas à lotação das salas e, por isso, é aconselhável chegar cedo e ter atenção que algumas atividades requerem marcação prévia.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima integra esta edição do Natal em Lisboa
José Frade
Natal em Lisboa > Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima; Igreja de Santos-o-Velho, Igreja de Santo António de Lisboa; Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha; Igreja de S. Roque; Igreja da Graça; Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes; Templo Radha Krishna; Centro Ismaili; Teatro Municipal São Luiz; Aeroporto Humberto Delgado; Museu de Lisboa – Teatro Romano, Santo António, Palácio Pimenta > 1-17 dez > grátis (lotação limitada aos lugares das salas)