1. Bica do Sapato, Lisboa
Para Inês Meneses, este é o restaurante mais bonito de Lisboa, aonde leva os amigos portugueses e estrangeiros a quem quer encher os olhos e o estômago. “Nenhum outro lugar tem tantos pormenores bonitos e uma banda sonora tão boa. E o rio faz o olhar navegar.”
2. Quinta da Regaleira, Sintra
É “o sítio mais fantástico e místico” onde já esteve. “Obrigatório perder lá umas horas em passeio, ainda que a quinta mereça dias de pesquisa. São demasiados pormenores para reter numa só visita.”
3. Galeria Zé dos Bois, Lisboa
Fica no Bairro Alto, na Rua da Barroca, aquele que é “lugar de resistência que aponta ao futuro com concertos e exposições”. Garante Inês Meneses: “Continua a ser ali que se faz a diferença. E é também por lá que andam os rapazes mais bonitos da cidade…”
4. Cozinha da Amélia, Porto
No restaurante que “honra o Porto na generosidade e nos seus vários paladares”, há língua estufada com ervilhas ou arroz de vitela e couve malandrinho com um ovo estrelado em cima. “A D. Amélia sabe que a satisfação no estômago começa no coração de quem cozinha”, diz.
5. Café Buenos Aires, Lisboa
Do Café Buenos Aires, em Lisboa, diz que tem as melhores margaritas e a melhor salada de outono em qualquer estação. “É um sítio para partilhar segredos e fazer brindes sempre à saúde, ao amor e à beleza.”
6. Praia de Mindelo, Vila do Conde
Da Praia de Mindelo, em Vila do Conde, guarda as memórias da infância, feitas do cheiro das manhãs com a areia molhada e a pegada das gaivotas. “No verão entram os estóicos naquele mar frio, agora no inverno são os sonhadores que lá vão contemplar o horizonte.”