Sente-se a expectativa, enquanto o público aperta os cintos e se recosta nos 18 lugares disponíveis. Afinal, o que é isto de um cinema 5D? Dentro de segundos, as cadeiras agitam-se, bolas de sabão pairam no ar, há brisas marítimas refrescantes e toques ligeiros no braço ou na perna enquanto se visualiza, sempre de fugida, um dragão na tela. Não se perca em conspirações clubísticas, o dragão já era um símbolo da cidade do Porto, muito antes de ser adotado pelo clube desportivo. E, por isso, assumiu o papel de protagonista no filme projetado no Look at Porto, guiando os espectadores numa viagem pelos principais monumentos e lugares da cidade.
“Para os turistas, o filme é uma porta de entrada no Porto, mas os portuenses também têm saído emocionados da projeção”, conta Luís Almeida, um dos sócios da empresa Look at my City, criadora do projeto Look at Porto. Vai-se da Ribeira à Foz, com visitas narradas (em português, inglês, francês e espanhol) à Torre dos Clérigos, ao Parque da Cidade, à Casa da Música, à livraria Lello ou às caves do Vinho do Porto. O filme tem cerca de dez minutos, mas estão a ser recolhidas novas imagens para o atualizar.
O Look at Porto escolheu um edifício antigo de Miragaia, fronteiro à Alfândega, para se instalar. Meses antes da abertura (em meados de setembro), um rosto de olhar poético cravado na fachada por Vhils já despertava a curiosidade. “Investimos num local típico do Porto e rodeamo-nos de artistas com notoriedade para ajudar a projetar a empresa”, explica Luís Almeida. Convidaram ainda Manel Cruz, ex-vocalista dos Ornato Violeta, para criar a música original do filme, que recorreu à gravação dos sons originais. Para que a imersão na cidade seja completa.
A empresa Look at my City, promotora do projeto Look at Porto, também tem merchandising próprio, como t-shirts, bonés, crachás e cadernos. A intenção é, no futuro, levar a marca a outras cidades.
Look At Porto > R. da Ancira, 6-8, Miragaia, Porto > T. 22 203 8190 > seg-dom 10h-20h > €10