
O espetáculo de video mapping “Mar de Luz” vai cobrir toda a fachada do edifício desenhado por Alcino Soutinho
Uma bailarina, a simbolizar o mar, surgirá nas paredes da Câmara Municipal de Matosinhos, edifício desenhado pelo arquiteto Alcino Soutinho. O espetáculo de video mapping Mar de Luz, a cargo do atelier O Cubo, marcado para as noites desta sexta e sábado, 6 e 7, assinala o início de Matosinhos como Capital da Cultura do Eixo Atlântico – que, este ano, é partilhado pela primeira vez com Vila Real – no mesmo dia em que começa também uma das festas mais populares e antigas da cidade: a Romaria do Senhor de Matosinhos.
O espetáculo remete-nos para as águas do mar, o percurso tantas vezes atribulado feito pelas naus, leva-nos até aos portos de abrigo e às praias de areia branca, numa viagem pelos usos e costumes da cidade da pesca e da indústria conserveira. As oito projeções – quatro em cada dia – serão intercaladas por três momentos a cargo do Balleteatro, com direção artística de Isabel Barros. A performance A Partir de Birds, com coreografia de Flávio Rodrigues e acompanhamento da cantora lírica Mónica Pais, é inspirada nas ondas do mar e será interpretada por um grupo de alunos do 2º ano de Dança do Balleteatro.
O concerto de abertura oficial da Capital da Cultura do Eixo Atlântico acontecerá, contudo, apenas no dia 12, quando a Orquestra de Jazz de Matosinhos se juntar à voz de Maria João, no Cine-Teatro Constantino Nery. O estatuto atribuído pela organização Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular – que, em 2014, esteve entregue a Ourense, Galiza, e antes disso, a Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo – é, para Fernando Rocha, vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, “uma oportunidade de fazer intercâmbios com criadores espanhóis e alargar os horizontes da nossa programação”. De maio até agosto, a cidade tem programadas mais de 400 iniciativas, entre as quais, um Simpósio de Escultura (1-15 jun), um Festival de Arte Urbana (a partir de junho), uma exposição de Julião Sarmento (23 jul-17 set), a Bienal de Pintura do Eixo Atlântico (22 jul-17 set), além de vários concertos e performances.
Mar de Luz > Paços do Concelho, Matosinhos > 6, 7 mai, sex, sáb 22h, 22h30, 23h, 23h30 > grátis