Primavera Surf Fest na capital do surf e da música
Henrik Sorensen
A praia do Paraíso, na Costa de Caparica, vai receber a partir desta quinta, 17, e até ao próximo dia 26, o Primavera Surf Fest. Sete factos sobre esta edição
1. O melhor dos dois mundos À falta de melhor definição, a segunda edição do Primavera Surf Fest apresenta-se como um “festival desportivo e musical”, que, a exemplo do ano passado, quando juntou cerca de 40 mil pessoas nos areais da Caparica, vai reunir o melhor de dois mundos: surf e música, numa festa para todas as idades.
2. As competições Ao todo, irão passar por lá mais de 700 atletas de ondas, para participar em diversas competições de modalidades como surf, bodyboard, longboard, kitesurf ou windsurf. Entre as diversas provas a decorrer nestes dez dias, destacam-se a 1ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard, as etapas inaugurais dos Nacionais de Longboard e SUP (Stand Up Paddle) e, principalmente, a Etapa do Junior Qualifying Series da World Surfing League (WSL), que vai trazer à Costa alguns dos melhores surfistas juniores do mundo.
3. Para amadores Como nem só de competição vive o festival, o público terá a oportunidade de aprender e experimentar as diversas modalidades de ondas. Haverá também exibições com alguns dos melhores valores nacionais, workshops, uma pioneira Battle SUP e ainda um Encontro Nacional de Desporto Escolar, que vão prolongar a animação durante todo o dia.
4. Cinema Na terça, 22, o Festival Internacional de Cinema de Surf Português volta a sair da sua casa mãe – o Cinema São Jorge – para assentar arraiais na Praia do Paraíso, onde irá apresentar alguns dos filmes mais emblemáticos da sua última edição.
5. Concertos à noite Depois dos dias de intensas surfadas, à noite, o areal transforma-se num imenso palco, por onde irão passar cerca de duas dezenas de artistas, num cartaz bem representativo das mais variadas tendências da nova música portuguesa. Carlão, Orelha Negra, Márcia, Jimmy P, Boss AC, Berg, Frankie Chavez, Sean Rilley and the Slowriders, Capicua ou DJ Ride são alguns dos nomes presentes.
6. ‘Sunset parties’ De acesso gratuito são as sempre muito concorridas sunset parties, que contarão com a presença de alguns dos melhores dj nacionais. Terão lugar na Praça do Surf, sempre a partir das 18 horas, onde decorrerá também uma feira, com cerca de 40 stands de escolas e marcas de surf.
7. Street skate Para além do surf, o programa dá ainda destaque ao skate, com nove dias de DC Street Sessions. O recinto contará com uma inovadora quadra de street skate, que promete ser uma das maiores atrações do festival e onde, para além de uma competição com os melhores skaters nacionais, haverá demonstrações, workshops e sessões livres abertas ao público.