Vai ser uma noite de feitiços, esta de quinta-feira, 4, na Lello, no Porto. A livraria, que inspirou J. K. Rowling a escrever o primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997), na época em que a escritora inglesa viveu no Porto, junta-se pela primeira vez à Harry Potter Book Night. A iniciativa, preparada pela editora inglesa Bloomsbury, nasceu no ano passado, e, desta vez, contará com uma participação portuguesa – a Lello deverá ser a única livraria nacional a aderir à iniciativa com o tema A Night of Spells.
Há poucos dias, logo que a Lello lançou o desafio aos fãs entre os 10 e 14 anos, as inscrições (limitadas a 25 pessoas) esgotaram num ápice. O “alinhamento” da festa obedece aos critérios internacionais preparados pela Bloomsbury, tendo a Lello escolhido “as atividades que melhor se adaptam ao espaço e à realidade portuguesa”, conta Carla Ribeiro, diretora de marketing da livraria.
Cenário e figurinos foram escolhidos a dedo. À porta de uma das mais bonitas livrarias do mundo, os Potterheads serão recebidos por uma figura semelhante a Rubeus Hagrid, o guardador de chaves da Escola de Magia e Fantasia de Hogwarts. Lá dentro, uma feiticeira “dará a receita dos feitiços” e haverá, claro, leituras de livros da saga. Sem esquecer os prémios para o melhor guarda-roupa de Harry Potter.
A Lello reservará uma zona específica para esta Harry Potter Book Night, que decorrerá entre as 18 e as 20 horas, não implicando no funcionamento da livraria que estará aberta ao público no horário habitual. No ano passado, aconteceram 10 500 festas em todo o mundo para celebrar esta noite especial para os fãs de Harry Potter, que entretanto aguardam com ansiedade a estreia da peça Harry Potter and the Cursed Child, marcada para julho, em Londres, e cuja história se inspirou no último capítulo do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Livraria Lello > R. das Carmelitas, 144, Porto > T. 22 200 2037 > seg-sex 10h-19h30, sáb 10h-19h, dom 11h-19h