Nasceu no Algarve e, aos 42 anos, gere sozinha os restaurantes Pharmácia e Chefe Felicidade, em Lisboa. Tirar o máximo proveito dos ingredientes é o que a move. Os seis gostos de Susana Felicidade
1. Ponte 25 de Abril É a porta de saída para ir à Arrifana, onde nasceu, ou até ao Meco, descansar uns dias. “Todos devíamos ter uma terra, não é ir de férias em agosto e passar o tempo stressado. Ficávamos mais ricos, até do ponto de vista gastronómico, porque é lá que estão os bons produtos”. Além disso, “é a viajar que ganho inspiração”.
2. Lisboa das alturas Em Lisboa, gosta dos terraços de hotel e de ir ao Topo, no cimo do Centro Comercial Martim Moniz, beber um cocktail. E ainda do Miradouro de Santo Estevão, em Alfama, “porque é muito acolhedor, diferente da maioria dos outros miradouros”.
3. Salazar O rapa-tachos simboliza uma atitude consciente na cozinha. “O não desperdiçar e aproveitar os produtos ao máximo, como as cascas de cenoura ou de batatas fritas (que agora estão por todo o lado), os talos dos coentros no refogado do arroz de tomate que lhe dá mais sabor ou a cabeça de peixe para fazer um caldo.”
4. Fora do trabalho Entre um restaurante e outro, não lhe sobra muito tempo para relaxar. “É um trabalho muito absorvente, mas tenho a sorte de viver e trabalhar em sítios bonitos, de lidar com muita gente”. Ainda assim, gosta de ir à Cevicheria, à Tasca Kome se lhe apetece japonês, ou ao Bistro de Ljubomir Stanisic para matar saudades dos ouriços-do-mar com ovos mexidos. À segunda-feira, dia em que fecha o Pharmácia, aproveita para ir lanchar à Versailles ou à Tartine, no Chiado.
5. Rio Tejo “Faz-me lembrar o mar. Se Lisboa não tivesse o rio, não teria o mesmo encanto.”
6. As compras lá para casa Vai à Miosótis porque lá encontra “produtos com qualidade”, mas também por causa do grão, do feijão ou do xerém. Do Mercado de Alvalade ou da Ribeira traz a fruta e os legumes. “Poupar não é ir atrás de promoções, é saber escolher e ser criativo na cozinha. É fazer como as nossas avós faziam. Os programas do Jamie Oliver são um bom exemplo.”