MÚSICA
1. A Descoberta do Som
Filipe Melo
40 a 60 minutos
Ao seu currículo multifacetado – ele é músico, realizador de cinema, escritor… –, Filipe Melo juntou, desde final do ano passado, a tarefa de comunicador num podcast. Ligado à Fundação Calouste Gulbenkian, este A Descoberta do Som, apresenta-se como uma abordagem aos “bastidores da criação musical, os percursos artísticos, as curiosidades sobre os grandes compositores, intérpretes e obras musicais, promovendo diálogos entre a música e outras formas de arte”. Tudo isso é feito em conversa com um convidado. Até agora, há episódios para ouvir com Maria João Pires, Catarina Vasconcelos, Mário Laginha e Andreia Pinto Correia.
2. O Avesso da Canção
Luísa Sobral
Mais de 60 minutos
Tal como as séries, os podcasts vivem no éter e é possível voltar a eles – ou ouvi-los pela primeira vez – ad aeternum. Luísa Sobral continua a compor muita música e, entretanto, é possível recuar ao outono de 2020 e ouvir o primeiro dos 38 episódios d’O Avesso da Canção, onde tenta encontrar a resposta para uma simples pergunta: “O que está por trás das canções de que gostamos?” Podcast focado no exercício da escrita e da criatividade, que vai da descoberta da música às primeiras composições, é uma conversa de artista para artista, muitas vezes de gerações diferentes, onde os bastidores da música estão em destaque, através das palavras de gente importante na área como Carlos Tê, Capicua, Sara Tavares, Márcia, Fausto Bordalo Dias ou Tomás Wallenstein.
3. Hotel Califórnia
Paulino Coelho e Júlio Isidro
100 minutos
Não há melhor exemplo de que um bom podcast pode ser, simplesmente, um regresso aos velhos argumentos de um clássico programa de rádio. Hotel Califórnia, além de título de um dos álbuns mais vendidos da história da música popular (lançado pelos Eagles em 1976), é um programa da Rádio Renascença, centrado em música dos anos 70 e 80 (com muitas exceções que confirmam essa regra temporal). Mas o que sobressai aqui é a descontração da conversa solta entre Júlio Isidro (claro que o “senhor comunicação” tinha de estar no formato de um podcast…) e Paulino Coelho, num programa que vai para o ar todos os sábados, entre as 10h e as 12h, e depois se transforma… em podcast. Descubra as diferenças.
4. Encontro com a Beleza
Martim Sousa Tavares
10 minutos
Nos últimos anos, Martim Sousa Tavares tem tido tal exposição mediática que já se tornou banal elogiar-lhe o modo como, nos vários projetos a que se dedica, faz chegar a música clássica ao comum dos mortais. A ideia não é nova, nem o maestro foi o primeiro a fazê-lo em Portugal. Mas impressiona a maneira simples e descomplexada como o fez. Desde logo porque pôs as suas capacidades ao serviço dos mais esquecidos, dos que vivem no Interior do País, em regiões desertificadas a vários níveis (a Orquestra Sem Fronteiras, com sede em Idanha-a-Nova, é disso exemplo maior). No podcast Encontro com a Beleza – resultado de um programa da Rádio Observador –, apresenta um excerto de uma peça musical. A forma como se envolve na apresentação e na contextualização da obra em questão constitui um bom exemplo do poder que tem em chegar aos outros. Acredita que é mesmo possível transformar as pessoas através da arte – e é difícil não sermos contagiados por essa atitude. Sara Belo Luís
5. As Regras da Atração
João Gobern
40 minutos
Não se apresenta exatamente como um podcast, mas tendo todos os episódios acessíveis, a qualquer momento, no site da RTP Play, funciona exatamente como um. Mais uma vez, aqui se sublinha o poder intemporal da fórmula a que se convencionou chamar “rádio de autor.” João Gobern (que durante vários anos, até ao fim do século passado, foi jornalista da VISÃO) discorre sobre os mais variados assuntos, sempre com a música e as palavras como âncoras. O mais recente episódio, por exemplo, obedecia a um tema genérico inspirado pelo dia lá fora: a chuva.
LIVROS
6. O Poema Ensina a Cair
Raquel Marinho
60 minutos
Nascido em 2020, com o propósito de divulgar a poesia de autores contemporâneos portugueses, o podcast da jornalista Raquel Marinho tornou-se um dos mais ouvidos em Portugal. Acreditando que O Poema Ensina a Cair, título do verso do poema de Luiza Neto Jorge, Raquel Marinho entrevista pessoas de diferentes áreas (da música à política) sobre os seus gostos poéticos “esperando ficar mais perto delas e conhecê-las melhor”. O projeto segue a frase do poeta Lawrence Ferlinghetti: “A poesia é a distância mais curta entre duas pessoas.” Vencedor em 2021 do Prémio de Melhor Podcast Português de Arte e Cultura no PODES, Festival de Podcasts Portugueses, conta atualmente com 319 mil seguidores no Instagram.
7. Vale a Pena
Mariana Alvim
40 a 50 minutos
Conhecer uma pessoa enquanto leitora é a premissa deste podcast semanal lançado pela radialista Mariana Alvim no final de 2021, hoje já na segunda temporada e vencedor na categoria de Arte e Cultura 2023 do PODES – Festival de Podcasts. A fórmula é fixa, inclui uma confissão inicial acerca de hábitos de leitura, uma questão sobre com que autor/a o convidado gostaria de jantar e a escolha de quatro livros favoritos – que vão sendo pontuados por curiosidades relativas às obras, recolhidas por Mariana. Pela cadeira dos entrevistados já passaram nomes como Hugo Gonçalves, Margarida Marinho, Gonçalo M. Tavares, Dalila Carmo, Alice Vieira, entre outros, e é provável que no final dos episódios, aquela lista a que hoje em dia calha bem chamar TBR (“to be read”) aumente ligeiramente.
8. Ponto de Desencontro
Hugo van der Ding
40 a 60 minutos
Quem tem por gosto a leitura sabe que os livros são como as cerejas: puxa-se um e vem sempre outro atrás. Hugo van der Ding comprova a teoria neste podcast onde se desencontra com diferentes pessoas através de livros e do debate que eles suscitam. Da psiquiatria às questões do sono, das revoluções culturais à igreja, da arqueologia às viagens, o entrevistador propõe uma leitura prévia ao convidado, que lhe responde com outra sugestão. Abrem-se então os microfones para, a partir dessas obras, se discutirem e aprofundarem os temas, partindo também de experiências pessoais. No final do programa, sempre quinzenal e feito com o apoio da FNAC, fica eternizado um descritivo com os livros comentados deste (des)encontro de ideias.
9. Verdes Anos
Luís Ricardo Duarte
35 a 70 minutos
A premissa é sempre a mesma: conversar com um escritor ou uma escritora sobre o seu primeiro livro e o percurso, de descoberta, inspiração e trabalho, até lá chegar. Tudo começou em março de 2022, numa conversa com Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta, aqui mais centrado na sua obra poética. Até junho do ano passado, quando falou com Miguel Real, Luís Ricardo Duarte (jornalista do Jornal de Letras, Artes e Ideias e colaborador habitual aqui nas páginas da VISÃO Se7e) apresentou 65 episódios de Verdes Anos, com muitos nomes da nossa literatura contemporânea – entre consagrados e autores menos conhecidos do grande público. Uma segunda série, sempre com a mesma premissa, pode estar a caminho em 2024.
10. The Booker Prize Podcast
Jo Hamya e James Walton
45 minutos
Este podcast é um intruso na nossa seleção falada em português. Abrimos a exceção à dupla inglesa Jo Hamya e James Walton (ela escritora, ambos críticos de livros), que semanalmente, à quinta-feira, limpa o pó às listas de finalistas ao Booker Prize, revisita cerimónias passadas e explora alguns dos momentos mais controversos do prémio de literatura internacional. Também prescrevem livros para dilemas pessoais e enviam uma newsletter com artigos de leitura longa, entrevistas com autores nomeados e livros recomendados.