É mais uma das consequências da Covid-19: com o encerramento das livrarias, as vendas de livros cairam a pique (cerca de 83%, dados da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros). E a situação é “cada vez mais frágil” nas livrarias independentes. Foi a pensar nelas que as editoras Orfeu Negro e a Antígona – também elas duas livrarias independentes – lançaram, em conjunto, a campanha Adote uma Livraria – 10 Dias, 10 Livrarias.
Entre esta terça, 14, e 23 de abril, Dia Mundial do Livro, 30% das vendas na loja online da Orfeu Negro e da Antígona servem para ajudar duas dezenas de livrarias, de norte a sul do País. Cada editora seleccionou as suas 10 livrarias independentes, e em cada um dos dez dias de campanha, vão estar a ser ajudadas duas livrarias (uma seleccionada pela Antígona e outra pela Orfeu Negro). Além dos portes gratuitos, há ainda um desconto de 10% sobre o preço de venda ao público de cada livro.
Tanto a Antígona, fundada em 1979, como a Orfeu Negro, fundada em 2007 e eleita, em 2019, a melhor editora europeia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, consideram, em comunicado, que “é muito importante que as editoras e as livrarias independentes estejam unidas nesta altura particularmente difícil”. Esta iniciativa, acrescentam, “constitui um pequeno gesto de resistência”, ao qual contam “somar mais nos próximos meses”. E lançam um repto a outras editoras, para que “se juntem com acções semelhantes.”
No início de abril, dezenas de livrarias de todo o País, sem ligação a redes e cadeias dos grandes grupos editoriais e livreiros, fundaram a RELI – Rede de Livrarias Independentes, uma associação livre de apoio mútuo que procura uma “coordenação de esforços” para enfrentar a crise no mercado livreiro.
LIVRARIAS DO DIA ORFEU NEGRO
14 abr, ter: Livraria Ler, Lisboa
15 abr, qua: Hipopómatos na Lua, Sintra
16 abr, qui: Arquivo, Leiria
17 abr, sex: Gigões e Anantes, Aveiro
18 abr, sáb: Salta Folhinhas, Porto
19 abr, dom: Aqui há Gato, Santarém
20 abr, seg: 100ª Página, Braga
21 abr, ter: Fonte de Letras, Évora
22 abr, qua: Faz de Conto, Coimbra
23 abr, qui: Tigre de Papel, Lisboa
LIVRARIAS DO DIA ANTÍGONA
14 abr, ter: 100ª Página, Braga
15 abr, qua: Escriba, Almada
16 abr, qui: Fonte de Letras, Évora
17 abr, sex: Ler Devagar, Lisboa
18 abr, sáb: A das Artes, Sines
19 abr, dom: Tigre de Papel, Lisboa
20 abr, seg: Culsete, Setúbal
21 abr, ter: Snob, Lisboa
22 abr, qua: Flanêur, Porto
23 abr, qui: Arquivo, Leiria