Ainda não tínhamos explorado a suíte que nos calhou em sorte e não resistimos a abrir uma das janelas para espreitar as vistas. Ficar a imaginar uma Lisboa do final do século XIX, quando este palacete foi construído, pode ser um jogo para longas horas. Em 1870, a torre mirante do edifício, de onde se pode observar todo o centro histórico em 360 graus, seria o ponto mais alto da cidade. Hoje, é a joia da Casa do Lavra, a mais recente novidade do Torel Palace, aberto em 2013, na colina de Santana.
Aos proprietários do hotel sempre interessaram edifícios com História. O Torel Palace nasceu num palacete cor de rosa de 1902. Estendeu-se depois ao vizinho palacete azul, também do início do século XX, e propriedade do Patriarcado de Lisboa. A entrada faz-se agora pela Casa do Lavra, vizinha do Ascensor do Lavra.
Construída em estilo colonial, para a família Pereira da Cunha, dona de roças de cacau em São Tomé e Príncipe, foi recuperada, oferecendo dez quartos e suítes, distribuídos por quatro pisos e de dimensões que variam entre 35 e 80 m2. Bem decorados, com peças de arte contemporânea da Galeria Filomena Soares, levam o nome de infantas e duques portugueses.
Com esta nova ala, o hotel ganhou mais uma apetecível piscina redonda, um spa com hamman e o Duke’s Bar (estes últimos, sim, abertos a não hóspedes), que, inspirado nos clubes ingleses, propõe vinhos, cocktails e um menu de snacks.
Os dois restaurantes do hotel têm atraído muita gente de fora. Mérito dos chefes de cozinha Vítor Matos e Francisco Quintas, que assinam as ementas do Black Pavilion (descontraído, comida portuguesa saborosa) e do 2Monkeys, distinguido com uma Estrela Michelin (menu de degustação €175).
Escrever sobre o Torel sem falar do pátio exterior com esplanada e bar seria imperdoável, até porque este é o local certo para aproveitar os dias de primavera (lá para junho, haverá música e cocktails ao fim do dia). Num nível mais elevado, fica o terraço com uma panorâmica irresistível sobre a cidade.
Torel Palace Lisbon > R. Câmara Pestana, 45, Lisboa > T. 21 829 0810 > a partir de €180 (época baixa)
Explorar a colina de Santana
Ascensor do Lavra Vizinho do Torel Palace, o mais antigo funicular de Lisboa (1884) faz a ligação entre o Largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana, em cerca de três minutos, vencendo um desnível de 44 metros.
Depozito Nesta loja, produtos de artesanato tradicional convivem com peças de novos artesãos. Também organizam conversas e workshops. R. Nova do Desterro, 21 > qua-dom 11h19h
Museu da Dermatologia Portuguesa Todas as quartas à tarde, o salão nobre do Hospital dos Capuchos abre–se à curiosidade por este museu. Reúne 266 figuras de cera pedidas à Academia de Belas-Artes pelos médicos Sá Penella e Caeiro Carrasco, nos anos 30 e 40, que demonstram as diferentes lesões cutâneas provocadas por doenças como a sífilis. T. 21 351 4410