Ao percorrer a Estrada Nacional 204, entre Barcelos e Vila Nova de Famalicão, era inevitável admirar de longe o Solar de Vila Meã. Desde o final de novembro, contudo, é possível transpor o portão imponente, percorrer a alameda ladeada por árvores e extensos vinhedos, e conhecer o edifício do final do séc. XIX – com arquitetura original de João de Moura Coutinho, o mesmo que desenhou o Theatro Circo, em Braga – convertido em hotel, no topo da propriedade de 40 hectares.
“É um lugar emblemático, ficava encantada sempre que passava por aqui”, conta Carla Rolanda, uma das coproprietárias, natural de Barcelos. Em 2011, quando soube que estava à venda e uma vez que já procurava algo semelhante (juntamente com o pai, o empresário José Joaquim Gonçalves), não hesitou, apesar da degradação, com as silvas a chegar ao teto do solar, e do pesado investimento necessário para o devolver aos seus tempos áureos.
O processo foi longo, mas o resultado corresponde às expectativas de quem imaginava o requinte dos espaços. Os sete quartos do solar e os espaços comuns combinam o respeito pela traça (agora com uma maior leveza) e a decoração eclética, com peças contemporâneas e apontamentos do mobiliário original.
Os antigos edifícios agrícolas e a casa do caseiro também foram reconvertidos e acolhem agora 16 quartos e seis apartamentos duplex, novos e confortáveis, além de outras valências, com a decoração inspirada na riqueza das artes e ofícios de Barcelos.

“Apesar de não sermos da área, acabámos por assumir a exploração do hotel pelo amor que ganhámos a isto… cada pormenor esconde muito envolvimento da nossa parte, o meu pai viveu intensamente toda a recuperação”, acrescenta Carla Rolanda.
Querem fazer de Vila Meã um destino e, por isso, irão apostar numa série de experiências (ver caixa), além de os hóspedes poderem usufruir das piscinas (interior e exterior), do spa e do ginásio. As principais cidades nortenhas também estão muito próximas e merecem uma visita, mas o difícil será querer abandonar esta tranquilidade.
Solar de Vila Meã > R. Principal, 101, Silveiros, Barcelos > 253 400 850 > a partir de €150
Dicas para explorar
Experiências Com 28 hectares de vinha e adega, a Quinta de Vila Meã está a desenvolver a sua marca de vinhos verdes, mas já estão planeadas provas, workshops de cozinha, piqueniques e criação de parcerias com outros produtores vinícolas.
Gastronomia Em funcionamento, está o restaurante Barro, marcado pelos tons terracota da olaria na decoração e pelos pratos mais tradicionais de várias regiões portuguesas, dos rojões à chanfana, com apresentação cuidada. Já o restaurante Sala de Jantar, dedicado à alta cozinha, no próprio solar, abrirá mais tarde.
Eventos O enorme salão, num edifício contíguo ao solar, propõe acolher festas ou outro tipo de acontecimentos, mais empresariais, uma vez que também dispõe de um auditório.