Ainda não espreitámos o quarto, mas na chave que levamos na mão vai presa uma lançadeira de madeira representando uma peça fundamental nos teares antigos que servia para enrolar o fio e fazer a trama (tecido entrelaçado). Tem tudo que ver, afinal, com a história deste hotel, que nasceu nas primeiras instalações da Ecolã, a mais antiga unidade produtiva artesanal de lanifícios do País (fundada em 1925). A fábrica mudou-se, em 2012, para um espaço maior em Manteigas, “para conseguir dar resposta ao aumento das encomendas”, conta-nos João Clara, 68 anos, que há três décadas largou a carreira de gestor em Lisboa para tomar conta do negócio fundado pelo avô.
Uma coisa é certa: quem pernoitar no Hotel da Fábrica (16 quartos e duas suítes) usufruirá não só de conforto e de uma noite bem dormida, com vista para o vale glaciar do Zêzere e para a Natureza imaculada desta vila serrana, mas também de uma viagem ao passado da indústria dos lanifícios, que outrora era parte integrante da paisagem geográfica e económica da serra da Estrela – hoje, em Manteigas, só restam duas, a Ecolã e a Burel Factory.
Logo na entrada do hotel, em cima de uma antiga secretária de madeira, exibem-se os livros de amostras técnicas e de tingimento de outros tempos, nas paredes observam-se bobinas de fios de várias cores, pelos corredores encontramos uma antiga máquina de tricotar e uma prensa manual de lã… A decorar os quartos está, diríamos, o futuro da lã da ovelha bordaleira transformada em burel: nos candeeiros, nas mantas, almofadas e cadeirões de cores suaves.
Após o pequeno-almoço, onde não falta queijo e requeijão Serra da Estrela, a piscina interior aquecida e a sauna podem até ser apetecíveis nesta altura do ano, mas, no nosso caso, a vista de todas as janelas para o vale glaciar do Zêzere é o maior dos luxos.
Hotel da Fábrica > Quinta de Santa Clara, EN232, Manteigas > T. 275 982 420 > a partir €85 (com pequeno-almoço) > hoteldafabrica.com
AQUI À VOLTA:
Visitas à Ecolã Quem pernoita no hotel tem direito a entrada guiada à fábrica, onde as máquinas datam dos anos 1960. Também os passantes têm as portas abertas (seg–sex 9h-11h30, 14h-16h30). T. 275 981 653
Caminhadas Com sede em Manteigas, a associação Estrela Geopark organiza percursos temáticos por este território Património Mundial da UNESCO.
Feijoca de Manteigas Esta variedade de feijão-branco graúdo, que se dá bem em altitude e é regada pelas águas da bacia do Zêzere, faz parte de vários pratos tradicionais da região.
Rota dos Queijos A vila integra a recente rota que une as três regiões de queijo DOP do Centro: Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal. O Hotel da Fábrica possui um rebanho de ovelhas de raça bordaleira que se pode visitar.