Não se chega à Quinta de São Bernardo por acaso, uma vez que a propriedade está fora dos principais percursos da região. Vai-se de propósito, e o passeio vale cada quilómetro percorrido. Poderá optar-se pelo comboio – a estação de Barqueiros fica a poucos metros da propriedade –, ou então percorrer-se as inúmeras curvas do caminho até Vila Jusã, seguindo depois as indicações da quinta. Quase sem darmos conta, mergulhamos na imensidão deste vale tranquilo, longe de tudo, onde sobressai a casa de campo, convertida, em 2016, em alojamento por Diogo e Marcela Monteiro, os proprietários.
Com sete quartos (cinco com vista rio), divididos por dois pisos, e duas villas recentes com piscina privativa, o ambiente da casa de família mantém-se. No andar de baixo, encontram-se as áreas comuns: a sala com lareira, mesa de bilhar e livros, o restaurante, a sala de provas, e uma loja de produtos da quinta, como os vinhos, o azeite ou a cerveja. “É uma casa pequena, com muitas salas”, diz João Lisboa, o diretor-geral, enquanto nos mostra o terraço, ideal para beber um vinho ou um cocktail, e o jardim de inverno.
Apesar do conforto no interior, é na varanda, com vistas desafogadas sobre o rio Douro, onde deslizam, de mansinho, os barcos, que apetece ficar, em silêncio, a absorver esta tela pintada de verde. Nela cabem as vinhas, a horta organizada em canteiros, a piscina infinita e a estufa, onde poderá reservar-se um jantar, com um menu surpresa de oito momentos, preparado por Miguel Vilela, o chefe de cozinha.
O pequeno-almoço é composto por pães artesanais, quiche, fruta, granola, sumos naturais, ovos, bolos e compotas caseiras. Em breve, abrirá o spa, com ginásio, piscina interior, jacuzzi e sala de tratamentos. As máquinas de design nórdico e a plataforma de ioga já lá estão. Que mais se pode querer?
Quinta de São Bernardo > Caminho do Rio, 33, Vila Jusã, Mesão Frio > T. 96 729 3773 > a partir de €280 (encerra 15 dez a 17 mar)