A casa, com a fachada em pedra antiga, destaca-se no centro da aldeia de Poiares, situada a cerca de 20 minutos de Ponte de Lima. O caminho para lá chegar faz-se por entre vinhas, montes e campos de milho verde a perder de vista. Já depois de cruzarmos o portão, continuamos em sintonia com a Natureza, com as velhas oliveiras a rodear a piscina. Em dias de calor, e a temperatura a chegar aos 30 graus, ninguém resiste a um banho ou às espreguiçadeiras, junto à água. Ao lado, o parque infantil e uma área com mesas de madeira, a pedir um piquenique. A intenção de Fernando Barbosa, ao adquirir o edifício em ruínas, contar-nos-á Cristiana, a sua filha, era viver aqui com a família, mas acabou por mudar de ideias, optando por abrir um hotel “para dar a conhecer a região”.
Já na receção, chamam à atenção o piano, as poltronas de veludo e os apontamentos coloridos da decoração, além da luz a entrar pela claraboia. No bar, ou no jardim, servem-se vinhos, sumos e cocktails fresquíssimos. Dividido em duas alas, com oito quartos e três apartamentos desafogados (T1 e T3), o RB Santiago é um hotel direcionado para famílias, que “alia a elegância e o conforto moderno a um ambiente mais rural”, diz Cristiana. Por outro lado, a dimensão permite uma maior atenção aos hóspedes, “para que se sintam em casa”.
Acrescentem-se os ginásios exterior e interior, o jacuzzi, a sala de massagens, a sauna e as bicicletas para dar um passeio, e estamos muito bem no campo. O hotel dispõe de um restaurante, aberto, por marcação, a quem não está hospedado. Morcela com compota de cebola roxa, roupa-velha e banana crocante são algumas das propostas de Blandina Moreira, à frente da cozinha, e foram criadas para o filme Mal Viver, de João Canijo, a estrear em breve. Apetece mesmo ficar a saborear tudo, bem devagar.
RB Santiago > R. das Bouças, 445, Poiares, Ponte de Lima > T. 258 028 071 > a partir de €120
Aqui à volta: Um bocadinho de Alto Minho
Festival Internacional de Jardins Até 31 de outubro, no Parque do Arnado, junto ao rio Lima, há 12 projetos de jardins efémeros, que nesta edição do festival abordam a temática das alterações climáticas. A entrada custa 1 euro.
Ponte de Lima Reserve-se um dia para percorrer as ruas estreitas, os largos e as praças de Ponte de Lima, aproveitando para descansar numa das diversas esplanadas do centro histórico da mais antiga vila portuguesa.
Praia Fluvial de Estorãos Junto a uma ponte romana e a uma antiga azenha, é um local de grande tranquilidade. Fica a cerca de 15 minutos de carro de Ponte de Lima.