Há quem diga que a Região Demarcada do Douro, delimitação territorial feita em 1756, foi definida numa das salas da Casa da Companhia. O nome revela as ligações ao universo do vinho do Porto, nomeadamente à Real Companhia Velha, já que esta funcionou como sede da empresa desde o século XVIII. No entanto, as origens do edifício são mais longínquas e remontam a 1592, sendo este um dos mais antigos da Rua das Flores. A reabilitação, assinada pelo arquiteto Pedro Gomes Fernandes, manteve parte das características originais, desde a fachada aos tetos abobadados do piso inferior. “As pessoas procuram cada vez mais edifícios históricos”, acredita Bernardo Sampaio, diretor do hotel, aberto em julho, pertencente a um grupo de investimento canadiano. Mas a intervenção também teve soluções arrojadas, nomeadamente nas duas piscinas, uma exterior, com vista para a Sé, e outra interior, oferta rara na Baixa do Porto. Além do spa, com rituais à base de uva e algas, o hotel dispõe de banho turco, sauna e ginásio.
Veja a galeria de fotos
A entrada principal dá acesso a um pátio, cujo ocre das paredes confere um convidativo calor mediterrânico, uma das primeiras pistas da decoração do arquiteto de interiores Paulo Lobo, a conjugar tradição com modernidade. Ali se tem acesso ao restaurante, distribuído por quatro salas, todas com decoração distinta, e pormenores como velhos, e volumosos Diários do Governo ou garrafas antigas de vinho do Porto. Numa delas, fronteira à cozinha, a interação com a equipa é privilegiada. Quanto à carta, assinada pelo chefe Duarte Batista, aposta em sabores e produtos portugueses, com influência mediterrânica e internacional. No bar, onde também servem refeições, há uma forte oferta de vinhos e de cocktails.
Subindo a escadaria central de granito, acede-se aos 40 quartos, elegantes e confortáveis, os mais convidativos com vista fabulosa para a zona histórica ou com jardim interior. A circular entre os diferentes blocos do hotel, com três frentes para as ruas das Flores, Vitória e da Ferragem, percebe-se como o engenho arquitetónico disfarçou a sua dimensão. Um pequeno grande hotel, no coração da cidade.
Casa da Companhia > R. das Flores, 69, Porto > T. 22 976 1020 > a partir de €144