Os materiais utilizados na construção (madeira, pedra e pouca alvenaria) e a arquitetura, perfeitamente enquadrada na paisagem rural da aldeia de Alvados, são a razão pela qual, à chegada, se pode falhar a entrada discreta deste hotel. A cerca de dez quilómetros de Porto de Mós, envolvido por vegetação natural, incluindo árvores de fruto, o The Nest divide-se entre três edifícios, ligados por caminhos exteriores feitos de pedra e por um passadiço de madeira, que abre o apetite para o que este hotel tem para oferecer, desde a sua abertura em julho do ano passado.
Conta com oito quartos duplos e três apartamentos, com grandes janelas para aproveitar a vista (estamos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros), “todos com pormenores e distribuições diferentes”, explica Rui Anastácio, o proprietário que foi buscar artesãos locais, como o ceramista José Siphioni, para dar corpo a candeeiros, lavatórios, saboneteiras e cinzeiros, e o carpinteiro da aldeia, para fazer todo o trabalho em madeira. A matéria-prima foi utilizada no mobiliário e no revestimento interior do hotel, o que lhe dá o tal “aconchego” que Rui Anastácio destaca. “Aproveitámos também materiais locais, como a pele de Alcanena e o burel de Mira de Aire.”
Embora muito diferente do irmão Cooking & Nature Emotional Hotel, a 200 metros de distância, o The Nest partilha com aquele alguns serviços. É o caso dos Banhos D’Aire, uma zona de bem-estar, e o aluguer de bicicletas, incluindo de modelos elétricos, que convidam a descobrir os dez percursos disponíveis com partida do hotel e destinos tão diferentes como as grutas de Alvados ou a cidade de Fátima.
A gastronomia baseada nos produtos locais faz parte dos dois projetos. No Cooking & Nature, as refeições são preparadas em modo Lição de cozinha, com os hóspedes a porem a mão na massa; no The Nest, em showcooking, com uma carta de petiscos preparados com ingredientes vindos da horta e do pomar. Por agora ainda em fase de crescimento, hão de alimentar as cozinhas e quem por aqui passar, sem pressa e com apetite para descobrir este ninho da Região Centro de Portugal.
No The Nest, estão disponíveis passeios dedicados à micologia ou às orquídeas, e seis percursos pedestres que permitem descobrir o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, incluindo as aves que dão nome aos quartos do hotel, como a gralha-de-bico-vermelho e a coruja-do-mato.
The Nest By Cooking & Nature Emotional Hotel > R. Asseguia das Lajes, 181, Alvados, Porto de Mós > T. 244 447 000 > a partir de €135