Em dias abertos, a vista consegue alcançar a serra do Marão, ao longe. Estamos numa curva do rio Douro, no meio de um vale, com a brisa a soprar nos plátanos e nas vinhas despidas. É um período de transição no ciclo do Douro Vinhateiro, mas nem por isso menos cativante para os sentidos. Sobre o que nos levou à Quinta da Pacheca, em Cambres, concelho de Lamego, diga-se que esta conta agora com uma nova ala de quartos, no Wine House Hotel. “Foi uma necessidade, num momento de maior procura pela ruralidade e Natureza do Interior”, refere Sandra Dias, diretora-geral adjunta do hotel.
Contíguo à casa-mãe e às Wine Barrels, o novo edifício, de traço contemporâneo, foi desenhado pelo arquiteto Henrique Pinto, e já valeu à unidade hoteleira o prémio Best of Wine Tourism, na categoria Arquitetura e Paisagem, atribuído pela Great Wine Capitals em 2020. Em dois pisos, acomodam-se 24 quartos, amplos e confortáveis, com cadeirões coloridos a dar um ar da sua graça. A varanda envidraçada, com vista sobre o rio e as vinhas, é um dos elementos-chave das suítes, que podem ligar-se para receber famílias.
No edifício, cabem também um ginásio, uma adega subterrânea, a nova receção, um bar lounge, aberto sobre a piscina exterior, e um spa, com circuito de águas e tratamentos com produtos da marca Elemis. Com a duração de 50 minutos, a chakra divine é uma massagem relaxante, de corpo inteiro, envolvendo movimentos suaves e óleo à base de coco, capaz de nos devolver o equilíbrio. Fica a sugestão, assim a pandemia o permita.
Antes de nos sentarmos na nova loja de vinhos, sob o olhar atento da cadela Aqua, espreitamos o Atelier d’Or e as winenarelas de Óscar Rodrigues, artista residente que organiza workshops na vinha ou na sala do alambique, outra novidade. Ali, ao final de tarde, em silêncio, prova-se um Pacheca Grande Reserva, de 2018, com frutos secos e queijo. Tudo boas razões para esticar uma escapada nesta quinta, que liga a informalidade do Douro a um serviço de luxo.
Além do hotel, a Quinta da Pacheca conta com dez Wine Barrels, quartos construídos numa barrica gigante, com um deck de madeira e vista para a vinha.
Wine House Hotel > Quinta da Pacheca > R. do Relógio do Sol, 261, Cambres, Lamego > T. 254 331 229 > a partir de €130