Já depois de Peso da Régua, a caminho de Pinhão, o vale do Douro ganha outro encanto, sempre com o rio e as encostas de relevo acidentado no horizonte. Estamos na Estrada Nacional 222, vinhas e oliveiras a perder de vista, os tons quentes de outono a pincelarem a paisagem. Para chegar à Quinta da Côrte, na margem esquerda do rio Torto, é preciso sair da estrada principal e seguir por um caminho empedrado, estreito e escarpado. A propriedade, de 24 hectares, adquirida pelo empresário francês Philippe Austruy, do grupo Vignobles Austruy, em 2013, surge num amplo terraço debruçado sobre o vale, no meio dos socalcos. Tinto Cão, o pastor-alemão, já nos espera.

Foi pela mão de Pierre Yovanovitch, arquiteto e designer de interiores, que, em 2018, a casa centenária abriu como enoturismo, de traço contemporâneo e ambiente informal. “Queremos que as pessoas se sintam em casa”, diz a enóloga Marta Casanova. Do edifício original, mantiveram-se a traça, as janelas e as madeiras, tudo o resto é novo, sem perder a autenticidade. Com oito quartos, a Quinta da Côrte é uma descoberta, a cada passo. A decoração conjuga, de forma harmoniosa, o novo e o antigo: mobiliário e candeeiros, bastante originais, diga-se, desenhados por Pierre Yovanovitch, carpetes artesanais, mantas de lã, máscaras de Lazarim, porcelana da Costa Nova, pinturas e uma cerâmica, forrada a croché, de Joana Vasconcelos. A pequena biblioteca, com sofá e almofadas coloridas, convida à preguiça.

Por marcação, servem-se refeições. Delicie-se com pratos simples, como o cabrito assado no forno com batata e grelos salteados, do chefe Daniel Pinto, que acompanha com vinho Quinta da Côrte, de 2015, um tinto suave e fácil de beber. Também fazem passeios nas vinhas e visitas às adegas – a antiga é reservada aos vinhos do Porto; na nova, num edifício moderno, são vinificados os tintos e os brancos.
Ligeiramente afastada da casa – é preciso ir a pé, pelo caminho de xisto –, encontra-se a piscina infinita, junto às azinheiras. Se o tempo, nesta altura, não convida a mergulhos, diga-se que vale o passeio para admirar a paleta de cores que pinta a encosta. Uma vista que nunca cansa.

Quinta da Côrte > Valença do Douro, Tabuaço > T. 254 732 328 > a partir de €170