Começamos entre o mar e a serra. Primeiro com a Quinta dos Bons Cheiros, na vila de Odrinhas, propriedade de dois hectares virada ao Atlântico e a serra de Sintra à espreita, onde os alojamentos se descobrem por caminhos com cheiro a alecrim, lúcia-lima e alfazema. Depois com o Hotel Casa Palmela, o primeiro cinco estrelas de Setúbal, que resulta da transformação de uma casa senhorial do século XVII. Tem 20 quartos e qualquer um deles dá direito a todos mimos da casa, como o chá das cinco, servido na sala de estar, na mesa junto à lareira. Não muito longe, já na estrada que liga Comporta a Grândola, está a discreta casa de campo Sublime, toda ela remodelada e que tem agora, além dos 14 quartos iniciais, outros 20, distribuídos por dez casinhas (inspiradas nas cabanas da zona) com dois quartos cada, sala, kitchenette, piscina e lareira.
O destino que se segue é o Porto. Na zona da Batalha, rodeado pela Sé e pelo Teatro Nacional São João, fica o Design Palácio Flats. Os apartamentos turísticos resultam do projeto de reabilitação do Palácio dos Condes de Azevedo, edifício em estilo neoclássico, e a maioria são duplex, com áreas bastante generosas, podendo albergar um máximo de sete pessoas – uma solução simpática, portanto, para quem vai de fim de semana em família. Também de um projeto de reabilitação nasceu o Armazém Luxury Housing, desta feita de um antigo armazém de ferro do séc. XIX agora transformado em hotel com nove quartos. Todos com uma particularidade. Para a descobrir é ler aqui.
Continuamos pela região norte. Agora, de mãos ao volante na estrada entre Peso da Régua e Pinhão, a tal que é considerada “a melhor do mundo” para conduzir. É este o caminho para a Quinta de La Rosa, nas margens do Douro, onde os vinhos, a lareira, os livros e os jogos de família aguardam os hóspedes. Do Douro saltamos para o rio Alva, que atravessa o Aqua Village Health Resort & Spa, na aldeia de Caldas de S. Paulo, perto de Oliveira de Hospital. A água dá o mote a este hotel de cinco estrelas, onde um poço de águas termais abastece a piscina interior e acompanha vários tratamentos no spa. Também a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, tem piscina interior e spa. E ainda bonitos jardins para passear, bar com lareira e jantares à luz das velas. Transformada há 20 anos em hotel, vale a pena espreitar a nova decoração nos quartos e zonas comuns.
As duas últimas sugestões ficam nos Açores, na ilha de São Miguel. A Casa Hintze Ribeiro, pequeno hotel de charme em Ponta Delgada, e o Terra Nostra Garden Hotel, nas Furnas, eleito este ano o Melhor Boutique Hotel português, rodeado de 12,5 hectares de jardim e um incrível tanque termal, com água a quase 40 graus. Bom descanso.