Corria o ano de 2019 quando, cansadas de desenhar roupa e acessórios para grandes cadeias de moda, em catadupa e a uma velocidade vertiginosa, María Borrero e Irene Rodrigo decidiram apostar nas peças de joalharia que produziam “quase só para amigas e como um hobbie”.
Brincos, colares, pulseiras, pendentes e anéis começaram a nascer sob a premissa de que deveriam ser intemporais, livres da ditadura das tendências, feitos com materiais de qualidade e que prestassem homenagem à herança cultural espanhola impressa no ADN de ambas as fundadoras da marca.
O nome da marca remonta mesmo à tradição árabe, já que Alhaja significa jóia ou ornamento precioso nessa língua. A preciosidade das criações de María e Irene prende-se não só com as formas inspiradas pela natureza, folclore e tradição mediterrânicos, como com o cuidado que têm em produzi-las sempre em Espanha, em fábricas que sejam membros certificados do Responsible Jewelry Council.
Cinco anos depois do nascimento de Alhaja, a missão continua a ser cumprida. Não existem coleções propriamente ditas e vão surgindo novas peças que continuam a ser produzidas em Espanha, sempre com o cuidado de não utilizar materiais químicos, dando primazia a cristais, pedras semi-preciosas, pérolas de rio, ouro de 18 quilates e prata 925.
De Espanha para Portugal, sobretudo graças às redes sociais e às compras online, foi um salto. Irene e María contam que, tendo em conta o número cada vez mais elevado de encomendas feitas a partir do nosso país, acharam que faria sentido uma presença física em Lisboa.
“É um teste”, avisam. Mas, pelo menos até domingo, 17, no The Disco Wheel, um estúdio e oficina de cerâmica localizado no número 150 da Rua de São Paulo, podem-se experimentar, entre outros, os anéis da marcacom as palavras “bonita”, “amore”, “mami” ou “te amo”, brincos em forma de laço feitos de pedras semi-preciosas, e pendentes em forma de concha, sol, estrela, besouro ou sardinha.
Será também possível pedir que qualquer uma das peças seja reproduzida em ouro (e não apenas placada a ouro), encomenda que dá direito a personalizá-las.
Alhaja Cult Store Pop Up > The Disco Wheel > R. de São Paulo 150, Lisboa > 13-17 nov, 12h-19h