O que vimos ao entrar na FuFu diz quase tudo. Enquanto Benedetta Maxia atende uma cliente que vem acompanhada do filho bebé, a sua mãe costura, na máquina, os bonecos de pano da Fulana Beltrana Sicrana, uma ideia criada por Benedetta há 11 anos.
A FuFu tem pouco mais de um mês e é um projeto especial que combina loja e atelier, não só de Benedetta como também do marido, António Louro, que instalou na parte de trás da loja o seu estúdio de arquitetura Furo.
Benedetta sempre gostou de brinquedos; tinha inclusive uma pasta com descobertas que foi fazendo ao longo do tempo e, com a chegada do filho, Elias (agora com 7 anos), decidiu avançar. “Queria uma loja de autor e de bairro, acolhedora e com vários preços, para ser democrática. A FuFu tem um bocadinho para todos”, diz a responsável, de origem italiana, a viver em Portugal há 23 anos.
Nas prateleiras, há uma variedade de brinquedos para criar, montar, combinar, aprender ou pintar, produzidos com materiais naturais, como a madeira ou reciclados, essencialmente de pequenas marcas.
De Itália, veio a Milani Wood, autores do jogo Shop the Carrot, que testa a destreza, desafiando a cortar, fatia por fatia, uma cenoura, sem deixar cair as outras peças; de França, a Billes & Co, “o gourmet dos berlindes”, como diz Benedetta; das montanhas Besquides na Polónia, os tabuleiros de blocos coloridos da Wooden Story; e da Bretanha, os barcos de madeira da Maison Tirot, preparados para navegar num lago e bonitos para decorar uma prateleira.

Uma curiosidade: as prateleiras da loja, assim como os outros móveis, fazem parte da linha de mobiliário pensada pelo Furo e por Benedetta, à venda em breve. Em setembro, será lançada uma agenda de atividades para fazer em família.
Fufu > R. Luciano Cordeiro, 27 D, Lisboa > ter-sex 11h-13h30, 14h30-19h, sáb 11h-13h30, 14h30-17h