Vêm de norte a sul do País as peças que se encontram na Cardo – Objectos e Assuntos Conexos, aberta em dezembro, no Centro Comercial Bombarda (a última porta, para quem entra pela Rua Miguel Bombarda, ou a primeira, se optar pela Rua Prof. Jaime Rios de Sousa).
O projeto da joalheira Marta Ribeiro e do gestor de património Hugo Andrade pretende dar a conhecer artistas e designers, “que utilizam técnicas tradicionais portuguesas e lhes dão uma nova abordagem”. O mapa geográfico das peças que aqui encontramos vai desde Viana do Castelo (é caso das esculturas em gesso de Iva Viana ou dos Papeludos em pasta de papel, feitos pelo minhoto António Costa) a Lagos, representada pelas peças coloridas em macramé de Noémia Zancuoghi, da Braida.
Do gesso de Iva Viana (à esquerda) às peças em têxtil, barro ou madeira, a loja conta ainda com livros de artistas como Samuel Ornelas
O importante, reforçam Marta e Hugo, é mostrar “novas abordagens de técnicas em vias de extinção”. E são muitos os exemplos: a coleção Soenga da Muski Design (de Hugo Vaz), que reinterpreta saladeiras, jarras e copos em barro negro de Gondar (Amarante); a Tasco, da Vícara, parceria entre artistas e oleiros de Viana do Alentejo; as taças e solitários de madeira em fim de vida, da Gudila Woodcraft (Alcobaça); os monstros em cerâmica do Azoriano (de Marco Ferreira), os decantadores em vidro da Pvra Design; as cestas de junco d’A Lançadeira, feitas por Maria do Carmo Lopes, em Esposende; os ouriços em madeira da Uni (Ericeira), os linhos com tintas ecológicas e cascas de cebola do Atelier Karaka (de Marta Afonso) ou os livros de artista da escultora e designer Ana Torrie.
Sustentabilidade e património andam de mãos dadas na Cardo, como se percebe, daí que nem o mobiliário (mesas, aparadores ou estantes) escape a esta filosofia – são peças restauradas à mão e que também se encontram à venda.
No futuro, Marta e Hugo querem organizar workshops e visitas a artesãos. A bem da preservação do nosso património.

Cardo Objectos > Centro Comercial Bombarda, R. de Miguel Bombarda, 285, loja 23, Porto > T. 91 179 6576 > seg-sex 11h-14h, 15h-19h, sáb 10h-14h, 15h-19h