Dá-se uma explosão de cor quando, às duas horas da tarde, o casal Manuel Mendonça e Marina Borba abrem a Nova Banca Galeria, no Saldanha. Junto ao edifício Monumental, este projeto original ocupa um quiosque de metal, igual a tantos outros existentes pela cidade, onde habitualmente se vendem jornais e revistas. Com seis metros quadrados e o interior pintado de cor-de-rosa, tem serigrafias, postais, ilustrações, desenhos, pinturas, cerâmica e colagens que chamam a atenção de quem passa. Nas prateleiras e na montra, estão trabalhos de novos artistas, cerca de 70, provenientes de várias partes do mundo, como Brasil, Irlanda e Coreia do Sul, além de Portugal (a partir de cinco euros).
Esta é a segunda galeria que Marina e Manuel instalam num quiosque. O projeto começou na Avenida de Roma, em março de 2020, numa estrutura igual, depois de o casal ter chegado do Brasil, para Marina fazer um doutoramento na Faculdade de Belas-Artes. “Queríamos um sítio onde os novos artistas tivessem oportunidade de mostrar os seus trabalhos”, diz Marina. Na altura, em 2016, Manuel tinha deixado a publicidade e começou a desenhar, mas não encontrava um sítio para expor. “Ouvi muitos ‘nãos’ e pouquíssimos ‘sins’”, conta. “Não somos uma galeria tradicional. Apostamos na democratização da arte, com preços mais acessíveis [o mais alto ronda os €330]”, afirmam.
Na Nova Banca Galeria, não procuram um estilo nem uma linguagem específicos. “Há lugar para tudo, mas deve ser fácil de compreender, dada a natureza do projeto, e haver alguma rotatividade de artistas.” Entre originais, numerados e assinados, e impressões, há trabalhos desde o formato de um postal até ao tamanho A2 (mais raros), que podem ser adquiridos com uma moldura simples. O casal divide-se entre os dois quiosques, mas é Manuel quem vai divulgando as novidades nas redes sociais do projeto (as obras também podem ser adquiridas através do site novabancagaleria.com). Se surgir alguma dúvida, pergunte – são eles que respondem a todas as mensagens, fazem questão.
Nova Banca Galeria > Av. de Roma, junto ao número 9B > seg-sex 11h-14h, 15h30-19h, sáb 12h-16h > Pç. Duque de Saldanha, junto ao número 33 > T. 91 296 9351 > seg-sex 14h-19h