Quando, em dezembro passado, Sofia Stokes e Vera Ribeiro apresentaram os furlane no mercado Santos Collective, as duas amigas tiveram a certeza de que estavam no caminho certo. Os primeiros 100 pares destes sapatos tradicionais venezianos, usados pelos gondoleiros, venderam-se rapidamente e esgotaram o stock. “Queríamos saber se as pessoas também iam gostar, que não eram só as amigas a cobiçá-los”, contam. Foi Vera quem descobriu estes sapatos em 2017, quando viveu em Milão. “Vi-os pela primeira vez nos pés de um amigo veneziano. Gostei tanto que comprei um par.” Na altura, os furlane já se usavam em Itália e “hoje são uma tendência por toda a Europa”, diz Vera.
Batizaram a marca de Friuli, em homenagem à região no Nordeste de Itália onde são feitos à mão por artesãos experientes, com veludo italiano orgânico, sola de borracha reciclada e seguindo as técnicas originais. “Queríamos um produto autêntico”, contam. Os furlane estão disponíveis em três versões – Classic, Mary Jane (com fivela) e Casanova, um modelo mais largo pensado para os homens (embora o Classic seja unissexo) – e apresentam-se em várias cores. Os Marigold (em amarelo), Sage (verde) e Poppy (vermelho) são dos mais vendidos, mas há muito por onde escolher (os preços variam entre €78 e €88).
Com a nova coleção cápsula de verão, lançaram um modelo às riscas, versões em tons mais claros e com contraste entre o rebordo e os tecidos (nesta edição, há algodão orgânico e linho). Vera e Sofia destacam o conforto e a versatilidade destes sapatos: “Usamo-los o ano inteiro, em ocasiões formais ou informais. Já os levámos a casamentos e até à praia.”
Friuli > À venda em friuli-shoes.com e nas lojas Lavanda (Comporta), Bernardo Atelier Lisboa e Symbols (Lisboa)