Elogie-se Rita Dourado, 45 anos, por, em tempos de modas rápidas, ter aberto uma loja contra a corrente. Tudo o que está à venda na Bah, Oui!, na Rua das Flores, em Lisboa, desde outubro de 2018, tem a cara de Rita – e, sobretudo, o seu (bom) gosto. Arquiteta de profissão, queria ter algo diferente, mais virado para o estilo parisiense (daí o nome, Bah, Oui!, expressão francesa que significa “sim, é óbvio!”, “claro que sim!”).
O passo seguinte foi encontrar o lugar certo e mover céus e terra para trazer peças das marcas de que gosta. Os guarda-chuvas fabricados pela Guy de Jean para Chantal Thomass e Jean-Paul Gaultier, os leques Duvelleroy, as luvas Glove Story, os lenços e as gravatas de seda da Maison Malfroy, as écharpes de seda, lã e caxemira da Moismont, as t-shirts Maison Labiche, os anéis, colares e pulseiras da Nach Bijoux, os vestidos da Sessùn, os pins da Macon&Lesquoy, que ficam tão bem nas boinas Laulhère e nos casacos de trabalho Le Mont Saint-Michel, as gabardinas da Trench & Coat, as meias Bonne Maison para calçar com os ténis Bensimon ou mesmo com os sapatos da Repetto. “Gosto de colecionar, da ideia de os objetos serem especiais. Recuso a compra para deitar fora, prefiro apostar numa boa peça de roupa e depois misturá-la com outras, em segunda mão até. Os franceses fazem muito isso”, diz Rita.

Todas as semanas, chegam novidades à Bah, Oui!. “Tenho uma cor de boina, um lenço com o desenho de uma raposa… e não repito, à exceção dos sapatos e dos casacos.” No charriot da Sèssun, as blusas e os vestidos de tecidos leves misturam-se com diferentes camisolas de lã, há um modelo de calças de bombazina, um par de calças de ganga, um casaco de fazenda preto, uma camisa branca. A marca aposta em peças básicas e mistura o verão com o inverno. “Como o nosso guarda-roupa, no fundo. Como têm cores e padrões próprios, tudo combina”, nota.

Rita Dourado pensou a Bah, Oui! como uma casa e isso vê-se em cada pormenor – da decoração, feita de móveis antigos que recuperou (vale a pena subir ao primeiro andar, onde fica a sala dos provadores), aos banhistas sexy Art Déco e às figurinhas de porcelana colecionáveis Lomonosov e Klima por que se vai apaixonando.

Bah, Oui! > R. das Flores, 22-22A, Lisboa > T. 21 588 8698 > ter-sáb 11h-20h, dom-seg 15h-20h