Inês Mendes, formada em economia, e a designer Maria Manuel Lacerda são amigas de longa data e sempre quiseram abrir uma loja juntas
Mário João
Em pouco mais de 15 dias, tantos quantos a ICON já leva de porta aberta na Rua Nova da Trindade, no Chiado, já aconteceu de tudo a Inês Mendes e a Maria Manuel Lacerda. O senhor que ficou longos minutos a admirar os desenhos de Bárbara Assis Pacheco e que, já de saída, voltou atrás para lhes dizer como eram mesmo bonitos. Os elogios à montra vindos de um condutor em compasso de espera na fila de trânsito que enchia a rua. Ou os muitos turistas que ali têm entrado, gabando-lhes a originalidade nas escolhas. Tudo coisas boas, portanto, que vão deixando as duas amigas de sorriso rasgado.
Na ICON, está tudo muito bem arrumadinho em móveis desenhados por Maria Manuel, executados na perfeição por um carpinteiro de Barcelos e que se montam e desmontam consoante vão chegando as novidades
Mário João
À venda na ICON estão peças de joalharia, cerâmica, desenho e pintura. Os brincos e anéis da Tânia Gil são inspirados nos búzios, ouriços e outras conchinhas que ficam perdidas na praia, enquanto Inês Telles gosta de misturar as pedras naturais com a prata nos colares que desenha. Paula Valentim dá forma a delicadas peças de cerâmica – os pequenos vasos que tomam a forma das pedras da praia foram um êxito e esgotaram logo. Depois há o papa-formigas, o canguru, o rinoceronte ou o macaco desenhados por Bárbara Assis Pacheco – sim, confessamos, também nós gostámos do traço a tinta da China sobre papel timbrado do Diário de Lisboa. Bem diferentes são os desenhos científicos de Cláudia Baeta, a reproduzir até ao mais ínfimo pormenor as espécies de peixes dos rios da Península Ibérica.
“A ideia é que esta loja seja uma montra dos designers e artistas portugueses”, diz Maria Manuel. “De nomes mais ou menos conhecidos e de todos os pontos do País.” Do Porto, por exemplo, vêm os cadernos e posters da Arminho, e ainda os sabonetes artesanais da Bonjardim, feitos com azeite e óleos extraídos de plantas. Tudo muito bem arrumadinho em móveis desenhados por Maria Manuel, executados na perfeição por um carpinteiro de Barcelos e que se montam e desmontam consoante vão chegando as novidades. “É um trabalho de busca e descoberta que nos tem dado muito gozo fazer”, dizem. “E já percebemos”, acrescenta Inês, “que há por aí muitos e bons designers e artistas. E isso é um bom sinal.”
À coleção de malas da designer Eliana Tomaz juntam-se, ainda este mês, as botas e malas em pele da Labuta, feitas por artesãos da região de Leiria.
ICON > R. Nova da Trindade, 6B, Lisboa > T. 91 421 6587 > seg-sáb 10h30-19h30