Depois de um interregno de vários anos, Ana Salazar regressou, em novembro passado, com a sua nova marca, Ana by Ana Salazar. Na altura, na apresentação da coleção Back to the Future, prometeu continuar a marcar os “acontecimentos de moda”, tal como tinha vindo a fazer desde os anos 70 do século passado, quando iniciou a carreira. Agora, aí está a sua mais recente coleção-cápsula com 16 lenços em seda, oito para senhora e oito para homem, trabalhados em parceria com alunos do curso de Design de Moda do Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios.
Depois de ter dado alguns workshops no Modatex, Ana Salazar lançou o desafio para os finalistas imaginarem um lenço a partir das suas criações, lembrando-lhes a habitual paleta de cores com que costuma trabalhar, os pretos, cinzas e vermelhos sangue. Os trabalhos de Carla Campos, João Barriga, Sara Cruz e Susana Grou foram os escolhidos e assinam, em conjunto com a própria designer de moda, a coleção Legacy. Produzidos em Portugal, são 100% seda, misturam estampagens originais com os padrões da criadora. “Mesmo que tivesse uma estrutura maior, optaria por seguir a tendência atual de criar coisas para vender no momento”, explica Ana Salazar à VISÃO Se7e. “Os lenços, tal como outros acessórios, são intemporais e podem ser usados no verão ou no inverno”, acrescenta.
Esta não é a primeira vez que Ana Salazar faz acessórios. O seu portfólio inclui cintos, malas, sapatos, chapéus e já na década de 1990, por causa de uma encomenda da Câmara Municipal de Lisboa, Ana Salazar havia desenhado lenços.
À venda no site anabyanasalazar.pt > €150 (lenço de senhora) e €65 (lenços de bolso para homem)