De um lado, a cidade e a agitação de quem corre para o barco ou para o comboio no Cais do Sodré; do outro, o rio, tranquilo, a esticar-se até à outra margem. No meio, como um corredor a ligá-los, a nova loja Underdogs Public Art Store + Montana Lisboa, uma parceria entre a plataforma de arte urbana de Alexandre Farto (Vhils) e a loja de material para writers de Miguel Negretti, dois amigos de infância que finalmente se unem. “Sempre partilhámos o mundo do graffiti e agora, em vez de remarmos cada um para seu lado, juntámo-nos. É o casamento perfeito: nós temos o material e eles o contacto com os artistas”, resume o responsável pela Montana Lisboa, que ali tem as tintas em spray, arrumadas por cores, numa das duas imensas paredes da loja. Na outra, estão edições da Underdogs, dos vários artistas portugueses que já expuseram na galeria do Poço do Bispo, como os designers Pedrita (autores do mobiliário da nova loja), MaisMenos, Maria Imaginário ou Wasted Rita. Ao lado, um cantinho com o merchandising da Underdogs e os livros que editaram. É também aqui que agora se fará a marcação para as Public Art Tours, as visitas guiadas pela cidade organizadas pela Underdogs, aqui anunciadas à entrada, num art map, com vários ecrãs a mostrar os graffitis de Lisboa. “O nosso objetivo é garantir a sustentabilidade das paredes”, explica Marina Rei, da Underdogs. De dois em dois meses, haverá um artista em residência, com espaço para trabalhar numa mezzanine que toma partido do altíssimo pé-direito deste armazém à beira-rio – Aka Corleone é quem abre as hostilidades – e onde em breve haverá workshops e conversas.
A funcionar está também uma cafetaria, com mesas dentro e uma esplanada mesmo com o Tejo aos pés. “Conseguimos fazê-la estabelecendo pequenas parcerias que foram fundamentais”, explica Miguel Negretti. A saber: a cerveja será a Oitava Colina, produzida artesanalmente no bairro lisboeta da Graça, a água será a portuguesa EAU, purificada no momento, o café orgânico virá da marca espanhola Café de Finca, e a ementa, preparada pelo chefe de cozinha Frederico Guerreiro, incluirá um delicioso brownie, snacks e refeições ligeiras, inspiradas no sítio onde são servidas – basta ver os coloridos Raffi’s Bagels (pão em forma de donuts), criados de propósito para aqui. Tudo servido em louça concebida pelo ateliê de design O João e a Maria, de forma a melhorar a degustação.
“Acho que ficou um espelho perfeito de Lisboa”, diz, orgulhoso, Miguel Negretti, olhando para lá das grandes portadas de madeira: de um lado, a cidade, do outro, o rio.
Underdogs Public Art Store + Montana Lisboa > R. da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, 3 e 20, Cais do Sodré, Lisboa > T. 91 299 36 75 (Montana Lisboa e cafetaria), T. 91 367 5944 (Underdogs) > seg-sáb 11h-20h