Ingredientes (serve 2 pessoas)
Com molho: 4 horas; Sem molho: 45 minutos
360 g de lombo de novilho
2 escalopes de foie gras
20 g de trufa negra
100 g de espinafres baby
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho esmagado
100 g de batata para assar
50 ml de natas
20 g de manteiga
Sal q.b.
Pimenta q.b.
2 colheres de molho de carne (opcional)
Molho de carne: (opcional)
1 kg de rabo de boi
1 cebola
1 cenoura
½ alho-francês
100 ml de vinho tinto
2 tomates
1 l de água
Preparação
1. Assar o rabo de boi no forno a 250 ºC cerca de 30 minutos. Num tacho, cozinhar todos os legumes cortados em meias-luas até ficarem com uma cor caramelizada. Adicionar o vinho tinto e deixar o álcool evaporar. Acrescentar os tomates e os ossos caramelizados e cobrir com água. Cozinhar cerca de 4 horas.
2. Para o puré, assar a batata com pele a 180 ºC, durante 30 minutos. Pelar e passar as batatas por um passe-vite. Num tacho, colocar a polpa de batata com as natas e a manteiga e mexer com uma vara até ficar cremoso. Reservar.
3. Para os espinafres salteados, colocar numa frigideira quente uma colher de azeite e um dente de alho esmagado. Adicionar os espinafres e saltear durante 30 segundos. Temperar com sal a gosto e reservar.
4. Temperar o lombo de novilho com sal grosso e azeite.
5. Aquecer uma frigideira e colocar os escalopes de foie gras até ficarem com uma cor dourada. Cozinhar de seguida os lombos de novilho na própria gordura da confeção anterior.
6. Para servir, colocar o puré de batata e os espinafres na base. Sobrepor com o novilho, o foie gras e a trufa laminada. Terminar com o molho de carne.
Para Henrique Sá Pessoa, ser chefe de cozinha é um poder, o poder de dar prazer aos outros através da comida. O livro Pela Boca (Casa das Letras, 144 págs., €21,90) vai ao encontro dessa ideia, propondo receitas acessíveis “para impressionar e marcar pontos com a cara-metade, ou potencial cara-metade”, escreve na introdução. As receitas estão arrumadas em 12 menus temáticos: Noite Quente de Verão, Jantar de Gala, Encontro Tinder, Menu Netflix…. Cada menu tem três receitas e alguns cocktais da autoria de Fernão Gonçalves, com uma sugestão de vinho de Gonçalo Patraquim. Doze convidados falam sobre a sua relação com a comida, numa conversa com Fernando Alvim (que assina os textos), e sugerem um música.