O prato não é consensual, mas quem gosta dele é capaz de percorrer longas distâncias só para o saborear. A ajudar esse movimento de apreciadores de uma das receitas mais antigas da cozinha portuguesa, a Ordem da Cabidela, criada, em 2016, pelas Edições do Gosto, apresenta um calendário de jantares (e um almoço) para, ao longo deste ano, degustar o prato.
Estas iniciativas “são momentos de celebração”, diz Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto, “uma metáfora” para reunir pessoas com uma paixão comum e “conhecer novos restaurantes, novas interpretações”, desde as entradas à sobremesa.

Até dezembro, haverá sete encontros. O primeiro acontece em Lisboa já nesta terça, 29, às 20 horas, no restaurante Fogo, onde o chefe de cozinha Alexandre Silva recebe Marlene Vieira (Zunzum Gastrobar) e Rodrigo Castelo (Ó Balcão) para cozinharem juntos.
Seguir-se-ão o Restaurante Torres, em Vila Verde (28 abr), a Adega Luís Pato, na Bairrada (22 mai, 13h), o Semea by Euskalduna, no Porto (8 jun), o Tombalobos, em Portalegre (10 out), o Cafézique, em Loulé (14 nov), e, por último, A Cozinha por António Loureiro, em Guimarães (5 dez).
O calendário está servido, as reservas devem ser feitas diretamente com os restaurantes. Os convidados de cada jantar e o respetivo menu serão divulgados na página da Ordem da Cabidela. Bom apetite!
Ordem da Cabidela > egosto.pt/ordem-da-cabidela