Juliana Penteado é brasileira de nascença, mas desconfiamos que conhece a pastelaria portuguesa melhor do que muitos de nós. Em 2019, depois ter estado a trabalhar no grupo 100 Maneiras, percorreu o País de norte a sul para provar o máximo de bolos e doces que conseguisse. Foram quatro mil quilómetros e 76 doces, quase todos escolhidos previamente com a ajuda do gastrónomo português Virgílio Gomes. O resultado dessa pesquisa foi maturando na cabeça de Juliana, cuja vontade de ter um negócio próprio de doçaria era cada vez maior.
“Resolvi virar-me para aquilo que chamo ‘gastronomia intuitiva’. A pastelaria é, em qualquer parte do mundo, muito técnica. Depende de receitas fiéis e fixas, baseadas em xícaras, colheres, gramas. E eu sempre tive muito a tendência de fazer pequenas substituições. Então, criei um processo em que junto essa técnica a alguma intuição feminina, sob a forma de óleos essenciais”, explica. “Mas sem quaisquer fins terapêuticos”, acrescenta. Em março de 2020, nascia este criativo negócio chamado Barü e, em junho de 2021, abria a primeira loja física, na Calçada da Estrela (por questões de registo, a marca ganhou o sufixo ‘ba’).
Juliana tem 31 anos e estuda cozinha desde os 12. Tirou o curso superior de nutrição, trabalhou na área de catering de hotelaria, durante largos anos, e fez uma especialização em aromaterapia. A Barü.ba é uma espécie de junção de todas estas experiências num negócio de onda descontraída, mas em que os bolos, as bolachas, as granolas são feitos com todo o rigor e à vista do cliente. “É como se as pessoas entrassem na minha cozinha. Estou sempre aqui a trabalhar e abro a porta três vezes por semana, muitas vezes quando estou com as mãos na massa”, ri.
Já embalados, tem biscuits doces e salgados (parmesão, estragão e manjericão, ou os de gengibre, verbena e chocolate com jasmim), sal da Salmarim aromatizado com diferentes produtos, açúcar de coco com tangerina ou açúcar amarelo com alfazema e ainda compotas. Todos os dias, prepara algumas receitas especiais, como uma tarte de fruta, um bolo à fatia e um entremet, entre outros. No total, trabalha com 27 óleos que, garante, dão um novo sabor aos bolos.
Barü.ba > Cç. da Estrela, 5, Lisboa > qui- sex 12h-17h, sáb 10h-14h > www.barupastry.com