“Com um pouco de tempo e paciência, este impressionante merengue não será demasiado complicado de preparar. Gosto de o fazer de véspera e deixar a arrefecer no forno durante a noite, pronto para ser finalizado no dia seguinte. Para quem é iniciante na arte dos merengues, é esta a receita que aconselho vivamente a experimentar.” Lola Milne, autora do livro É Preciso Ter Lata, editado pela Arte Plural Edições
Ingredientes (para 6-8 pessoas)
5 claras (cuidadosamente separadas para evitar qualquer contaminação com gema)
325 g de açúcar refinado
1½ c. de chá de farinha de milho
1½ c. de chá de vinagre de vinho branco
Raspa de 2 limas
Sumo de 1 lima
1 lata (±425 g) de pêssego em calda, escorrido e fatiado
1 lata (±425 g) de fatias de manga, escorridas
250 ml de nata gorda
200 ml de iogurte grego
4 maracujás (separe as sementes)
Sal
Dicas: Esmague sementes de cardamomo e junte-as ao preparado de pêssego e manga.
Conserve as gemas no frigorífico para fazer uma omeleta gulosa ou ovos mexidos ao pequeno-almoço.
Preparação
Preaqueça o forno a 100 °C. Forre um tabuleiro de forno grande com papel vegetal.
Desenhe um círculo no papel usando um prato de cerca de 22 cm de diâmetro. Vire o papel para que a linha fique na face de baixo.
Com a batedeira elétrica em velocidade média, bata numa taça grande as claras, com uma pitada de sal, até começarem a ficar em castelo. Aos poucos, 1 colher de sopa de cada vez, incorpore o açúcar (garantindo que fica completamente incorporado e dissolvido antes de juntar mais). Continue a bater até o preparado ficar firme, lustroso e sem grânulos.
Acrescente a farinha de milho e o vinagre e envolva até ficar bem ligado.
Com uma colher, transfira o merengue para o tabuleiro forrado e espalhe para formar um grande círculo, fazendo com que as laterais fiquem mais altas do que o centro. Leve ao forno por cerca de 1 hora e desligue o forno sem retirar a pavlova até que arrefeça por completo.
Enquanto espera, misture numa taça a raspa e o sumo de lima com as fatias de pêssego e de manga e uma pitada de sal.
Na altura de montar a sobremesa, bata a nata em castelo pouco firme e envolva o iogurte; cuidadosamente, deite colheradas deste preparado sobre a pavlova arrefecida.
Enfeite com a mistura de pêssego e sementes de maracujá. Sirva de imediato.
O livro É Preciso ter Lata (Arte Plural Edições, 160 págs., €18,75), da food stylist e fotógrafa Lola Milne, reúne 80 deliciosas receitas com conservas e enlatados: desde entradas a petiscos, legumes, peixe, marisco e até sobremesas.